Últimas Notícias

Parada das Nações - Tuvalu




Sigla: TUV

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Pequim 2008


Localizado na Oceania, Tuvalu é o quarto menor país do mundo (A frente apenas de Nauru, Mônaco e Vaticano). Independentes do Reino Unido desde 1978, a jovem nação de Tuvalu com seus aproximadamente 11.000 habitantes, é o país com a menor população a disputar os Jogos Olímpicos.

PARADA DAS NAÇÕES - TURQUIA

A Associação de Esportes e Comitê Olímpico Nacional de Tuvalu (TASNOC) foi formada em 2004 e dois anos depois satisfez os requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI) de ter no mínimo cinco federações esportivas nacionais reconhecidas a nível internacional. Desta forma, o comitê tuvaluano foi aceito em 2007 e a partir daí atletas do país podiam oficialmente disputar os Jogos por sua nação.

A estreia olímpica de Tuvalu se deu em Pequim-2008, quando levou, mediante convite, três atletas, sendo dois no atletismo e um no levantamento de pesos. Em Jogos Olímpicos, atletas de Tuvalu só competiram nesses dois esportes. Pequim-2008 e Londres-2012 foram as duas edições com mais atletas das ilhas, com três ao todo. 

Asenate "Nancy" Manoa foi a primeira mulher a competir por Tuvalu, enquanto que Logona Esau, do levantamento de pesos, foi o primeiro porta-bandeira. O melhor resultado olímpico de Tuvalu até então é o 11º lugar obtido por Tuau Lapua Lapua (levantamento de pesos masculino 62 kg). Na ocasião, Tuau ficou a frente de um atleta ugandense e um palauano entre os que terminaram a competição.

Até o momento Tuvalu possui um atleta classificado para Paris-2024. Trata-se de Karalo Maibuca que aceitou um convite de universalidade e representará seu país no atletismo (100 m rasos masculino). Ele já participou das olimpíadas de 2020 no mesmo evento, no qual não passou das eliminatórias iniciais, mas na ocasião estabeleceu um novo recorde nacional.


Esportes fortes

Levantamento de pesos - Tradicional esporte nas ilhas do Pacífico e modalidade onde Tuvalu registrou seu melhor resultado, o levantamento de pesos é, junto com o atletismo, as únicas modalidades em que Tuvalu enviou representantes para os Jogos Olímpicos até o dia de hoje.


Atletas

Maibuca por enquanto é o único representante de Tuvalu na olimpíada (foto: Reprodução)


Karalo Maibuca (Atletismo): O velocista de 25 anos irá para sua segunda olimpíada. Em Tóquio-2020 ele foi o nono e último em sua bateria, mas estabeleceu um recorde nacional. Atualmente seu melhor tempo é de 11.35, sete centésimos abaixo do tempo marcado em Tóquio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar