Sigla: VAN
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Seul-1988
Localizado na Oceania, Vanuatu é um arquipélago em formato de Y composto por 83 ilhas a nordeste da Austrália e ao norte da Nova Zelândia. Com pouco mais de 12.000 km², Vanuatu é o quinto maior país da Oceania, atrás apenas de Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Fiji. Também é o quinto mais populoso.
Sua independência do Reino Unido e da França se deu em 1980, sendo admitido como membro das Nações Unidas no ano seguinte. O Comitê Olímpico de Vanuatu foi criado em 1987 e reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no mesmo ano. Desta forma, os vanuatenses estrearam nas olimpíadas do ano seguinte, em Seul-1988, levando três atletas no atletismo e um no boxe. Olivette Bice (atletismo) foi a primeira mulher a competir por Vanuatu. Ela também foi a primeira porta-bandeira da nação. Tudo isso no ano de 1988.
Nas olimpíadas seguintes, Barcelona-1992, Vanuatu levou seu maior contingente na história: seis atletas, todos no atletismo. Além de atletismo e boxe, a nação já teve representantes no tiro com arco, tênis de mesa, judô e remo. Até o momento, Vanuatu já possui seis atletas aptos para Paris-2024, empatando com seu recorde de Barcelona-1992. Atletismo, judô, tênis de mesa e levantamento de pesos levarão um atleta cada, enquanto que a natação levará dois. O país fará sua estreia no levantamento de pesos e na natação.
Curiosamente, o Brasil já enfrentou Vanuatu nas olimpíadas. Em Londres-2012, a brasileira Lígia Silva derrotou por 4 a 0 a vanuatense Anolyn Lulu, no tênis de mesa. Anos depois um atleta de Vanuatu chamou muita atenção em Tóquio-2020. Riilio "Rio" Rii escolheu uma roupa sem camisa e tinha o corpo besuntado de óleo na cerimônia de abertura da competição. Quatro anos antes, Pita Taufatofua, de Tonga, ficou mundialmente famoso ao ser o primeiro a desfilar assim.
Em Paris-2024, Vanuatu terá seis atletas, igualando sua maior delegação da história. Serão dois homens e quatro mulheres nas seguintes modalidades: atletismo, judô, levantamento de pesos, natação e tênis de mesa.
Esportes fortes
Atletismo - Mesmo ficando de fora nos anos de 2016 e 2020, o atletismo é o esporte onde os vanuatenses mais competiram em Jogos Olímpicos, normalmente em corridas de curta distância. O país jamais passou da primeira eliminatória. Em Paris, o país volta a ter uma representante na modalidade, Chloe David nos 100m rasos.
Atletas
Priscila Tommy (Tênis de Mesa) - A experiente mesa-tenista vai pra sua segunda olímpiada na carreira. Ela esteve presente em Pequim-2008, sendo responsável pela estreia do país na modalidade mesmo possuindo apenas 17 anos na época. Agora, com 35, ela é a dona do melhor ranking de Vanuatu no tênis de mesa e recebeu um convite para participar de Paris. Ela é a número 114 do mundo.
0 Comentários