Últimas Notícias

Parada das Nações - Vietnã

Parada das Nações - Vietnã



Sigla: VIE
Medalhas na história: Ouro: 1 | Prata: 3 | Bronze: 1 | Total: 5
Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Helsinque 1952
Maior medalhista olímpico – Hoang Xuan Vinh (Tiro Esportivo), um ouro e uma prata


O país localizado no sudeste asiático disputou a sua primeira olimpíada em 1952, como Estado do Vietnã. Após a separação das nações em Vietnã do norte e do sul em 1954, somente a República do Vietnã enviou atletas para os jogos de 1956 a 1972.  O país ficou de fora dos Jogos de 1976 durante sua reunificação e em Moscou-80, competiu como o  Vietnã como conhecemos. Em 1984, aderiu ao boicote liderado pelos soviéticos e não foi aos Jogos de Los Angeles, a última ausência do país em Olimpíadas. 

PARADA DAS NAÇÕES- VENEZUELA

A primeira medalha olímpica do país veio em Sydney-2000, com a prata de Tran Hieu Ngan no taekwondo. O Primeiro ouro vietnamita veio com o atirador Hoang Xuan Vinh na olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 na pistola de ar 10m, superando o brasileiro Felipe Wu, que ficou com a prata.

Xuan Vinh é o maior medalhista olímpico da história do Vietnã (foto: SEA Games)


A maior delegação da história foi enviada em Moscou 1984, com 35 atletas. Em Tóquio 2020 foram 18 atletas. A melhor participação foi no Rio de Janeiro 2016, com o 48º lugar geral. Na mesma edição, levou o maior numero de medalhas, duas.

Em Paris 2024, Vietnã terá 16 atletas em 11 modalidades, sendo quatro homens e doze mulheres.


Esportes fortes

Tiro Esportivo – O esporte deu duas medalhas para o país nos Jogos Olímpicos, ambas no Rio 2016 com Hoang Xuan Vinh, que ganhou um ouro e uma prata. Vinh é o maior medalhista olímpico do país e busca fazer do Vietnã especialista na pistola de ar, arma que ele domina.


Thuy Linh durante o Aberto da Alemanha/Foto: Tienphong.vn

Atletas

Nguyen Thuy Linh (Badminton) - Thuy Linh já conseguiu ser top 20 do ranking mundial  e atualmente é o número 26. Ela tem no total dois títulos do World Tour de Badminton no nível 100 no Vietnã e esse ano foi vice-campeã do Aberto da Alemanha, torneio Super 300 do Tour, e vai para Paris para tentar chegar entre as oito melhores do torneio olímpico


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar