Porto Rico vence diante de torcida em San Juan. Foto: FIBA |
Nas semifinais do Pré-Olímpico de Basquete de San Juan, Lituânia e Porto Rico vencem e avançam para a grande final. A competição masculina vai garantir apenas uma vaga em Paris-2024. Contra a Itália, os lituanos foram agressivos nos chutes de três metros e venceram por 88 a 64. Os donos da casa contaram com o massivo apoio da arquibancada para vencer o México por 98 a 78.
No duelo europeu, a Lituânia abriu vantagem de 19 pontos entre o segundo e o terceiro período, e bastou administrar até o fim. Marius Grigonis foi um dos protagonistas da vitória, com 15 dos 23 pontos nos dois períodos iniciais. Foi dele também a maior quantidade de tiros de três (6 de 10). A ofensividade pode ser uma arma para a Lituânia: o time teve três vezes mais rebotes ofensivos que a Itália e teve 40% de aproveitamento em bolas de três.
A partida entre os times latinos foi a reafirmação da excelente campanha de Porto Rico. A torcida de mais de 12 mil presentes no Coliseu de San Juan viu um início calmo e o México abrindo oito pontos de vantagem no primeiro quarto, mas rapidamente foi dissipada no período seguinte. O armador Tremont Waters foi o cestinha com 24 pontos e acertou 7 de 10 arremessos. A agressividade do time de Nelson Colon também refletiu na quantidade de rebotes ofensivos e nos lances livres convertidos (17 a 2).
A expectativa é que a final tenha doses de emoção para os dois lados. A Lituânia luta para retornar a uma edição de Jogos após a ausência em Tóquio-2021, algo inédito desde a independência em 1991. Pelo lado portorriquenho, além da classificação diante da torcida local, vale também o retorno aos Jogos Olímpicos desde Atenas-2004.
0 تعليقات