Últimas Notícias

Rafael Macedo vence duas lutas e cai nas quartas de final da categoria até 90kg do Judô; Brasileiro buscará o bronze na repescagem

Foto: Luiza Moraes/COB

Nesta quarta-feira (31), o judoca do Sogipa, Rafael Macedo (90kg), 11° colocado do ranking mundial, venceu duas lutas e avançou até as quartas de final, quando perdeu para atleta espanhol e foi eliminado da disputa pelo ouro. A partir das 11h, Macedo busca o bronze na repescagem da categoria até 90kg nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O judoca venceu o neerlandês Noel Van, na fase preliminar, e o romeno Alex Cret, nas oitavas de final, antes de perder para o espanhol Tristani Mosakhlishvili nas quartas de final. Garantido na repescagem, o brasileiro melhora a campanha de Tóquio-2020, em que caiu na primeira luta. Rafael Macedo mostrou qualidade e bons golpes, mas pouca eficácia em combate direto custou caro.

Primeira luta - Preliminar

Na primeira luta do dia, Rafael venceu o neerlandês Noel Van por ippon no golden score após o europeu receber três shidos e ser eliminado. Os lutadores começaram a luta mais travados, com os atletas se estudando, ensaiando golpes nas pernas e buscando pegadas. O brasileiro recebeu um shido e o neerlandês dois por falta de combatividade, ao fim do quarto minuto, a luta foi ao golden score. Macedo dominou o período final e forçou mais uma punição a Noel Van, que foi eliminado após receber acumular três penalizações, e se classificou para enfrentar o romeno Alex Cret nas oitavas de final.

Segunda luta - Oitavas

A luta das oitavas foi tensa, Rafael Macedo e o romeno Alex Cret buscaram golpes e se defenderam bem, deixando a luta mais travada e técnica. Rafael buscou imobilizar o romeno no tempo regulamentar duas vezes, mas sem sucesso. O brasileiro recebeu dois shidos e ficou pendurado no minuto 3:53, a uma punição da eliminação. Com a disputa empatada em 0x0, começou o golden score (GS) decisivo, Macedo provocou um shido para Cret e imobilizou o romeno, com um ude-hishigi-juji-gatame (chave de braço), na marca temporal de 2:33 do GS para vencer por ippon. O atleta do Sogipa triunfou mais uma vez e avançou para as quartas de final, fase em que enfrentou o espanhol Tristani Mosakhlishvili por um lugar na semifinal.

Terceira luta-  Quartas

A luta contra o judoca Tristani Mosakhlishvili foi complicada para Rafael, o georgiano naturalizado espanhol anulou a estratégia de Macedo e se impôs na disputa. Tristani bloqueou ofensivas de Macedo e buscou ser mais eficiente no corpo-a-corpo. O espanhol aproveitou uma entrada mal projetada de Rafael e deu um contra-golpe, marcando waza-ari e 1x0 sobre o brasileiro na série, a 47 segundos do fim. Macedo arriscou, mas Mosakhlishvili defendeu até o tempo encerrar. Rafael Macedo está eliminado da disputa pelo ouro, mas tem o bronze como objetivo na sessão das 11h, precisando vencer o sul-coreano Han Juyeop na repescagem e a disputa do bronze, caso se classifique.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar