Foto: Marina Ziehe/COB |
“Estamos confiantes”. Essa foi a mensagem passada por Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona 1992 e Chefe da Missão Paris 2024 do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nesta quinta-feira (25), o Time Brasil começou a caminhada nos Jogos Olímpicos com três modalidades representadas: tiro com arco, futebol e handebol. Após o ciclo olímpico mais curto da História, o Brasil entra em quadra, campos, pistas e piscinas para carimbar a evolução em resultados demonstrada em todas as principais competições do calendário internacional.
“O COB trabalha para dar condições para que os atletas tenham seus melhores resultados durante as Missões que organiza. Nosso produto é medalha e o COB é responsável por traçar estratégias para melhorar sempre e potencializar as nossas chances de classificação e bons resultados em Jogos Olímpicos e Pan-americanos”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Paris 2024 começou para o COB antes mesmo da realização dos Jogos de Tóquio 2020, com diversas visitas à França para definir a estratégia para a Missão Brasileira. Desta forma, a entidade conseguiu espaços exclusivos de muita qualidade que servem de bases de apoio para a delegação brasileira mesmo no Taiti, onde será realizada a competição de surfe. A principal delas, em St Ouen, onde estão sendo disponibilizados serviços das áreas multidisciplinares, com infraestrutura para atuação de profissionais sem credencial dos Jogos e áreas operacionais do COB.
Além da comida brasileira e serviços para familiares e amigos, há também estrutura de treinamentos para modalidades como boxe, vôlei de quadra e esportes de combate, operações de uniformes, de Comunicação e Marketing, do Canal do Time Brasil no Youtube, do Jurídico e do Esporte Seguro. Além disso, a Vila teve a adição de uma área de preparação física somente para os atletas brasileiros no prédio do Time Brasil.
Das modalidades que iniciam as disputas nesta quinta-feira, dia 25, o futebol feminino tem uma operação independente e ficou baseado na cidade francesa de Bordeaux. Já o handebol feminino e tiro com arco tiveram a oportunidade de usufruir da base do Time Brasil.
“O objetivo do COB é sempre oferecer as melhores condições possíveis para que os atletas tenham que se concentrar apenas em treinar, descansar e competir com excelência. O que queremos é que os atletas evoluam sempre, que tenham a melhor performance da carreira aqui em Paris”, disse o Subchefe da Missão Paris 2024, Ney Wilson.
O ciclo olímpico foi de muitas conquistas para o esporte olímpico brasileiro. Uma das principais, a conquista feminina na hegemonia na delegação. As mulheres foram a maioria em ação nesse primeiro dia de Jogos, como são na delegação brasileira (cerca de 55%) pela primeira vez na História.
“Este é um número que muito nos orgulha e mostra que a criação da Área Mulher no Esporte será ainda mais importante daqui para frente. Não esperávamos que as ações fossem refletidas já em Paris, mas estamos felizes e seguiremos dando suporte para o crescimento do esporte feminino não só dentro das arenas, mas também nas comissões técnicas e na gestão”, disse Mariana Mello, Subchefe da Missão.
Nesta sexta, 26, será realizada a Cerimônia de Abertura. No próximo sábado, 27, é a vez do Brasil estrear no tiro esportivo, vôlei masculino, vôlei de praia, badminton, basquete, vôlei de praia, judô, skate, natação, dentre outros.
0 Comentários