Charly Lopez/ASO |
Faltando poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, a França vive a reta final de uma de suas competições mais tradicionais. O Tour de France é o maior evento do ciclismo mundial e reúne os grandes atletas da modalidade, que neste ano também participarão das Olimpíadas e figuram entre os favoritos para o pódio.
No histórico das competições, 9 atletas campeões do Tour de France alcançaram o pódio olímpico nas provas de estrada e de pista. O sucesso se deu nas categorias Perseguição por Equipe, Perseguição Individual, Estrada Contra Relógio e Corrida de Estrada. O mais notório deles é o britânico Bradley Wiggins, vencedor de 5 medalhas de ouro em sua carreira olímpica que durou de 2000 a 2016.
Além disso, o líder do ranking geral e grande favorito para vencer o Tour de France 2024 Tadej Pogacar já é medalhista olímpico, com o bronze conquistado em 2020 na Corrida de Estrada. A relação das duas competições é estreita na era moderna, com pelo menos um atleta campeão do Tour de France conquistando o pódio numa das provas de ciclismo em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde 1996. Neste período, até 2016 a lista incluía pelo menos um medalhista de ouro, com Miguel Induráin sendo o primeiro e Bradley Wiggins o último.
Ao todo, são 18 medalhas olímpicas para vencedores do Tour de France na história. O quadro de vencedores nas provas do ciclismo olímpico inclui:
Bradley Wiggins – 5 ouros / 1 prata / 2 bronzes
Geraint Thomas – 2 ouros
Jan Ullrich – 1 ouro
Joop Zoetemelk – 1 ouro
Miguel Induráin – 1 ouro
Chris Froome – 2 bronzes
Tadej Pogacar – 1 bronze
Octave Lapize – 1 bronze
Jacques Anquetil – 1 bronze
Para os Jogos de Paris, as grandes estrelas do Tour de France já estão confirmadas para representar seus países. Tadej Pogacar participará com a eslovênia, o líder da Camisa Verde Biniam Girmay estará com a Eritreia e o líder da Camisa Branca Remco Evenepoel foi confirmado na equipe da Bélgica.
As provas de ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris incluem as categorias: Corrida, Contrarrelógio (Estrada), Sprint, Sprint de Equipe, Keirin, Perseguição por Equipe, Omnium e Madison (Pista) nas modalidades masculina e feminina.
Pela primeira vez em seus 111 anos de história, o Tour de France não passará por Paris, justamente por conta dos Jogos Olímpicos. A competição é atração diária da ESPN 3 e Disney+ durante as manhãs e sua última etapa será realizada no domingo (21), com os ciclistas pedalando de Mônaco à Nice com a transmissão ao vivo começando às 12h.
*Com informações de ESPN
0 Comentários