Pawel Kopczynski/Reuters |
A World Triathlon e o comitê organizador dos Jogos de Paris-2024, decidiram no início desta terça (30) dizendo que por conta da qualidade da água do Rio Sena, a prova masculina, que seria às 8 da manhã na França (3 da manhã hora de Brasília) foi adiada para a quarta-feira (31), às 10:45 (5:45 hora de Brasília) após a prova feminina - que manteve seu horário às 3 da manhã hora de Brasília.
"Paris 2024 e World Triathlon reiteram que a prioridade é a saúde dos atletas. E os testes feitos hoje (quarta) no Rio Sena, mostraram que nível de qualidade da água não dá garantias suficientes para permitir que a prova da natação seja disputada com segurança " diz a nota que diz que às 8 da manhã (hora de Paris) eles terão uma reunião com os treinadores dos triatletas para explicar melhor a situação.
Segundo a Confederação Brasileira de triatlo, as provas não estão totalmente confirmadas já que mais testes de qualidade da água serão feitos na quarta (31) para saber se será possível nadar no Rio Sena com segurança. Segundo a imprensa internacional, existem dois planos alternativos para a disputa do triatlo: primeiro, seria adiar as provas para dia 2 de agosto. E o segundo, se não acontecer nenhum avanço na recuperação do Rio Sena, é transformar a competição em um duatlo. Nesse caso, os 1500m de natação serão substituídos por mais 5 km de corrida também no dia 2 de agosto
Apesar de todo o gasto do governo francês para a despoluição do Sena, desde as chuvas dos dias 26 e 27 de julho, a qualidade da água do rio piorou, com os níveis de bactérias fecais estando acima do nível permitido para a prática de esportes no Rio Sena. No triatlo, o Brasil estará representado por Manoel Messias e Miguel Hidalgo no masculino e Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes, que estão treinando em piscinas por conta do cancelamento dos treinos de aclimatação no domingo e na segunda.
O rio Sena também será usado para as provas de Águas Abertas nos dias 8 e 9 de agosto e até o momento, a provas estão mantidas.
0 Comentários