Últimas Notícias

Vovó olímpica da delegação do Chile busca fazer história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Tania Zeng participará da sua primeira Olimpíada aos 58 anos, sendo a atleta mais experiente do país andino

Tania Zeng é a atleta mais velha da delegação do Chile nos Jogos de Paris 2024 - Foto: Juan Pablo Pérez/Team Chile

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão oficialmente abertos após cerimônia de abertura realizada no rio Sena nesta sexta-feira, 26. Atletas buscarão medalhas, recordes e superar os próprios limites, algo que a chinesa naturalizada chilena, Zeng Zhiying, sabe muito bem o que é isso.

Natural de Foshan, sul da China, a mesa-tenista de 58 anos hoje encara um dos maiores desafios de sua vida, competir no maior evento esportivo mundial. Tania, nome que adotou quando mudou-se para o Chile em 1989 devido um convite para ensinar jovens atletas do país andino, sempre teve o tênis de mesa como esporte. Seu pai era treinador e influenciou a jovem filha à prática na modalidade.

A menina levava jeito, mas sua ida para Arica, norte do Chile, mudou os planos da atleta. Com um novo propósito, casando e montado uma loja largou completamente o esporte, porém a vida lhe pregou uma daquelas peças que só ela é capaz de dar.

Com a pandemia de Covid-21 e o mundo recluso, Tania Zeng começou a se aventurar novamente no tênis de mesa, inicialmente em casa para passar o tempo e depois de forma mais séria começou a disputar competições quando elas voltaram.

Seu desempenho e vitórias chamaram atenção, a própria sino-chilena relata que não esperava, mas que se sente honrada em jogar nas Olimpíadas. “Qualificar-se para uma Olimpíada é um sonho grande, gigantesco, e poder realizá-lo nessa idade é uma felicidade enorme”, relata a jogadora.

Atualmente número 151 do mundo e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, Tania Zeng tem um único medo, se lesionar devido à idade. “Qualquer movimento ruim pode me machucar, e isso me preocupa muito”, disse a mesa-tenista.

Hoje reconhecida em todo Chile, a atleta se emociona ao saber que seu pai, a pessoa que deu o pontapé em tudo isso, poderá acompanha-lá na China com seus 92 anos. “Quando ele descobriu que eu tinha me qualificado, ele pulou da cadeira, gritando. Vai entender um homem de 92 anos”.

A competição de tênis de mesa será realizada entre os dias 27 de julho e 10 de agosto, com cobertura completa do Surto Olímpico.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar