Foto: Wander Roberto/COB |
Na manhã desse domingo (28), no Campo de Marte, na França, a delegação brasileira do judô, nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, avançou à semifinal com William Lima, depois de três lutas difíceis na fase eliminatória, e sofreu a eliminação de Larissa Pimenta da disputa pelo ouro.
William Lima (66kg) derrubou gigantes na fase eliminatória, primeiro venceu uzbeque com 7 segundos restando no tempo regulamentar, depois foi beneficiado com ippon de turcomeno que recebeu três shidos e nas quartas, bateu mongol no golden score. Na semifinal, vai enfrentar o cazaque Gusman Kyrgyzbaev.
Já Larissa (52kg) acabou eliminada nas quartas para judoca francesa por waza-ari e vai lutar pela repescagem, anteriormente superou favoritas com maestria e levou duas lutas ao golden score, sendo superada por imobilização na última disputa da manhã. Confira os relatos das lutas a seguir:
William Lima
A estreia vitoriosa de William Lima contra o uzbeque Sardor Nurillaev por 1x0, na segunda fase eliminatória, foi complicada. O brasileiro precisou superar o forte jogo de solo do uzbeque para vencer a luta faltando sete segundos com um waza-ari. O asiático buscou conquistar pontos no tatame e William evitou o toque das costas com maestria, mesmo com dois shidos por falta de combatividade e pegada abaixo da faixa, Lima conseguiu surpreender Nurillaev com um ura-gatame e venceu no limite do tempo regulamentar.
Nas oitavas, William enfrentou o turcomeno Serdar Rahimov e venceu por ippon após o asiático receber três penalizações - shidos - por puxar para baixo e falta de combatividade, duas vezes. A luta se estendeu até 2:39 e favoreceu William, que disputou as quartas de final na sequência contra o mongol Baskhuu Yondonperenlei.
A disputa contra o mongol foi muito dura, Lima buscava deixar a luta no alto e Baskhuu jogava o brasileiro para a luta no chão. William sobreviveu a tentativas de golpe do asiático enquanto Yondonperenlei recebia dois shidos. Sem pontuações, a luta foi ao ponto de ouro. Lima alertou para um sangramento na testa do mongol, o judoca não gostou mas foi ao posto médico receber atendimento, voltando com o ferimento estancado, Baskhuu abaixou a guarda e foi projetado ao chão por Lima, o brasileiro marcou waza-ari e pontuou para avançar a semifinal. O próximo objetivo de William é contra o cazaque Gusman Kyrgyzbaev, no bloco das finais, por volta das 11h.
Foto: Wander Roberto/COB |
Larissa Pimenta
A judoca Larissa Pimenta iniciou sua campanha em Paris com vitória por ippon contra a caboverdiana Djamila Silva em 1:29 de luta, a brasileira não teve dificuldade para passar sobre a rival africana e estreou bem no judô. Na rodada seguinte, enfrentou umas das favoritas, a britânica Chelsie Giles, quinta do mundo.
A segunda luta de Pimenta, contra Chelsie Giles, foi bem mais complicada. A brasileira precisou de sobreviver ao golden score para vencer com um waza-ari e avançar no Campo de Marte. As duas judocas levaram a luta para o chão e buscaram forçar o toque das costas da adversária, sem sucesso, o confronto foi se alongando. A britânica recebeu dois shidos por falta de combatividade e ficou pressionada, Larissa aproveitou chance de pontuar e projetou Giles para o chão, anotando um seoi-nage e o waza-ari vencedor.
Nas quartas de final, a quarta do mundo e judoca local Amandine Buchard, multicampeã e prata em Tóquio-2020, foi a adversária da brasileira. Larissa Pimenta lutou muito e levou a luta para o golden score, Buchard não deu chances para Pimenta e o confronto se estendeu até 2:48 do tempo extra, quando Amandine imobilizou a brasileira e pontuou um waza-ari, encerrando a luta em 1x0 e eliminando Larissa da disputa pelo ouro. As duas judocas acumularam punições por falta de combatividade e judô negativo. No bloco das finais, Pimenta disputa a repescagem para iniciar a busca pelo bronze olímpico contra a alemã Mascha Ballhaus, por volta das 11h.
0 Comentários