Últimas Notícias

Ana Carolina Moura é ouro e Silvana Fernandes é bronze no taekwondo paralímpico em Paris 2024

Ana Carolina sorri e acena para o lado direito em sua roupa de competicao
Ana Carolina Moura é campeã paralímpica. Foto: Silvio Avila/CPB

Que dia para o takwondo paralímpico brasileiro! Nesta sexta-feira, 30, o Brasil conquistou duas medalhas no Grand Palais: um ouro com Ana Carolina Moura, na categoria até 65kg, e um bronze com Silvana Fernandes, na categoria até 57kg.

A luta de Ana Carolina Moura (TKD Olimpios) foi a que encerrou o dia da modalidade. Enfrentando a atleta da casa, Djelija Diallo, a brasileira venceu por 13 a 7 e conquistou sua primeira medalha paralímpica da carreira. Aos 28 anos, Ana Carolina vinha de um excelente ano de 2023, em que foi campeã mundial no México em 2023 e campeã parapanamericana dos Jogos de Santiago, o que a ajudou a chegar em Paris como a segunda colocada do ranking mundial. 

Já Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze ao derrotar Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, por 28 a 3. Esta é a segunda medalha da atleta de 25 anos, que, em Tóquio, tornou-se a primeira mulher a conquistar uma medalha na modalidade ao ganhar o bronze na mesma categoria. Em entrevista após a medalha, Silvana destacou a preparação mental para se recuperar da derrota na semifinal e lutar na disputa do bronze, situação similar ao que viveu no Japão: 

É uma sensação única. Tive uma semifinal bem difícil, mas ergui a cabeça e prometi pra mim mesma e ao Brasil que daqui eu não saio sem o bronze. 
Silvana ao centro, ao seu lado esquerdo uma mulher loira e ao seu lado direito um homem. Os tres seguram a bandeira do brasil na frente
Silvana Fernandes e sua equipe comemoram o bronze. Foto: Silvio Ávila/CPB

No masculino, Nathan Torquato, campeão paralímpico em Tóquio, não conseguiu buscar o bicampeonato na classe K44 devido a um entorse no joelho esquerdo que sofreu durante a semifinal contra o turco Mahmut Bozteke, em que foi derrotado por 10 a 6. Devido à lesão, ele precisou se retirar da competição e não pôde disputar o bronze.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar