Ángel Barajas conquista a primeira medalha da Colômbia em Paris 2024. Foto: Reuters |
A responsabilidade e a grandeza de ser o primeiro. Não por uma, mas por duas vezes o jovem ginasta Ángel Barajas alcançou esse feito: com a medalha de prata na barra fixa, tornou-se o primeiro medalhista colombiano em Paris 2024 e o primeiro ginasta do país a conquistar um pódio em Jogos Olímpicos.
A final da barra fixa foi uma prova difícil. Vários atletas caindo, alguns de cara no chão, arrancando suspiros tensos da torcida na Arena Bercy. Mas o colombiano de apenas 17 anos foi quase perfeito. Com uma nota de 14.533, empatou no total com Shinnosuke Oka (JPN). O sul-americano ficou com a prata pelo critério de desempate da nota de execução: 7.933 do colombiano contra 8.633 do japonês.
A disputa nesta prova foi tão acirrada que tivemos dois bronzes. Boheng Zhan (CHN) e Chia-Hung Tang (TPE) empataram em todos os critérios.
Depois da vitória, o Ángel descreveu a alegria de conquistar o pódio olímpico:
É um sonho que se tornou realidade, a verdade é que me sinto muito feliz. Hoje eu consegui fazer um bom trabalho, eu simplesmente me diverti [...], eu me diverti com o que eu mais amo fazer.
Ángel Barajas conquista a primeira medalha colombiana em Paris 2024. Foto: reprodução/Panam Sports |
A medalha de Ángel ainda colocou a Colômbia numa lista seleta: ao lado do Brasil, torna-se apenas o segundo país sul-americano a conquistar uma medalha olímpica na ginástica. Essa conquista ficará guardada em um lugar especial, em cima da sua cama. Antes dos Jogos Olímpicos, ele abriu as portas de sua casa e mostrou um espaço reservado para a medalha olímpica, seu maior sonho. Veja detalhes no vídeo abaixo:
0 Comentários