Foto: Miriam Jeske/COB |
A seleção brasileira feminina de voleibol conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris! Em partida realizada na South Paris Arena, o Brasil venceu, jogando muito bem, a seleção da Turquia por 3 sets a um.
A única vez em que Brasil e Turquia se enfrentaram em Jogos Olímpicos foi em Londres-2012, na primeira partida da competição. A vitória foi brasileira, por 3 sets a 2.
A equipe que Zé Roberto Guimarães mandou à quadra nesta disputa de bronze foi composta por:
Levantadora: Roberta
Oposta: Rosamaria
Ponteiras: Gabi e Ana Cristina
Centrais: Thaisa e Carolana
Líbero: Nyeme
1º set
No primeiro set, o Brasil começou perdendo por 3x0, o que já assustou a torcida, que vem magoada pela derrota amarga contra os Estados Unidos na final. No entanto, esse leve desespero durou pouco, já que o Brasil começou a virada e ampliou bem a vantagem no placar e abrindo 8x4 e retomando a tranquilidade para vencer o set. Mas essa vantagem não durou muito, o Brasil tomou o empate e desde então o set ficou dividido e disputado ponto a ponto entre Brasil e Turquia.
Na série final de pontos, o jogo empatado em 20x20, o Brasil conseguiu a desgarrada que tanto precisava para vencer o set - e no momento certo. Com um ponto em um lindo bloqueio de Thaísa e um belo ataque de Gabi logo na sequência, o Brasil abriu 22x20 e largou rumo à vitória do primeiro set. Após um pequeno rally, Nyeme levantou para Ana Cristina que marcou pela esquerda, explorando o bloqueio adversário e garantindo o set point para o Brasil, que fechou o set, na sequência, com mais um bloqueio de Thaísa. A parcial final ficou em 25x21 para as brasileiras.
2º set
O início do segundo set foi "de almanaque" para o Brasil. A nossa seleção iniciou abrindo 4x0, com ótimos saques de Gabi, que muito dificultaram a recepção das turcas. Mas, assim como no primeiro set, a equipe que saiu na desvantagem foi atrás do empate e da virada. Desde então, a partida ficou disputada ponto a ponto, com as duas seleções aproveitando bem os side-outs que recebiam.
Porém, a Turquia conseguiu abrir uma ampla vantagem de 16x12 e alarmou o técnico brasileiro que imediatamente paralisou a partida. Essa parada foi efetiva no início, com o Brasil conquistando dois pontos, mas as turcas reagiram rapidamente e conseguiram retomar o controle do jogo. A partir do momento em que a Turquia atingiu os 20 pontos, os bloqueios brasileiros passaram a tocar o chão da quadra adversária, com grande desempenho de Thaisa e Gabi. Com isso, o Brasil encostou, empatou e virou em 22x21. A partida ficou empatada em 24x24, com saque brasileiro, de Rosamaria, e o bloquei brasileiro funcionou muito bem no contra-ataque turco, marcando o set point para o Brasil. O set não foi confirmado na primeira oportunidade, mas na segunda, com Gabi atacando, desviando no bloqueio e tocando a quadra adversária, abrindo ótimos 2 sets a 0.
3º set
O terceiro set começou equilibrado, assim como o jogo inteiro foi. Ambas as seleções trocando pontos, sem manter vantagem de mais de um ponto, sempre com empates. O Brasil parecia iniciar um domínio quando abriu 13x11, e foi o momento em que a Turquia voltou para o jogo. A Turquia lutava até o final para buscar a sua primeira medalha olímpica e complicava o jogo para a seleção brasileira. O Brasil não conseguia conter o poder ofensivo turco que vivia seu melhor momento no jogo, principalmente pela incrível atuação da camisa 4, Vargas, principal sacadora da competição. E nem mesmo uma chance de xeque com Thaisa fez a bola cair no chão da Turquia, que abriu 24x20 e precisou de três set points para diminuir o placar geral da partida, em 2 sets a 1.
4º set
No quarto set, que, pasmem, seria o último, o Brasil iniciou com mais espírito e com foco na partida retomado. As seleções trocavam pontos, com a Turquia ainda mantendo uma grande atuação. No entanto, bastou o Brasil tomar uma pequena desvantagem que veio uma grande virada, as brasileiras pontuaram 8 vezes seguidas e abriram 10x7 e depois 14x8, uma atuação fantástica da equipe, principalmente de Gabi que chegava a 24 pontos e se tornava a maior pontuadora da partida. Depois, o Brasil abria 16x9, com um ace de Gabi. O Brasil encaminhava a vitória e a medalha de bronze com aquela excelente atuação. O Brasil já abria 24x15, com uma enorme vantagem e o match point, que foi confirmado com Thaisa, de xeque, e garantiu a medalha de bronze.
Com a medalha de bronze no vôlei e a prata no futebol, o Brasil fecha a sua passagem em Paris-2024 e soma 3 medalhas de ouro, 7 pratas e 10 bronzes.
0 Comentários