Últimas Notícias

Chama paralímpica de Paris 2024 é acesa em Stoke Mandeville

@DefenceHQ/X


Faltando apenas quatro dias para a Cerimônia de Abertura, a Chama Paralímpica dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi criada no sábado (24) em Stoke Mandeville, o berço do Movimento Paralímpico. Este evento marcou a primeira vez que a chama paralímpica foi criada em Stoke Mandeville desde os Jogos Paralímpicos de Londres 2012.  

Durante um evento de uma hora organizado pelo IPC e ParalympicsGB, os atletas paralímpicos britânicos Helene Raynsford e Gregor Ewan criaram a chama paralímpica diante de um público de 250 convidados. 

Antes do acendimento da Chama Paralímpica, os participantes assistiram à estreia de um curta-metragem que será exibido na Cerimônia de Abertura de Paris 2024. 'Harder Than You Think', o filme destaca a evolução do Movimento Paralímpico desde sua criação em Stoke Mandeville em 1948. 

Falando no evento, o presidente do IPC, Parsons, afirmou a importância de celebrar o lugar de Stoke Mandeville na história paralímpica. 

“Para todos os envolvidos no Movimento Paralímpico, Stoke Mandeville representa um solo sagrado e estimado. Foi aqui, há 76 anos, que o pioneiro visionário Sir Ludwig Guttmann criou o Movimento Paralímpico. Ao organizar um evento esportivo para 16 veteranos feridos da Segunda Guerra Mundial – usando o paraesporte como uma forma de reabilitação – Guttmann deu início a algo muito especial.  Por meio do esporte, ele criou um movimento transformador que hoje tem um impacto profundo globalmente, melhorando a vida de milhões de pessoas com deficiência." disse Parsons, que continuou:

“Ele mal sabia que o que ele criou aqui em 1948 se tornaria um dos maiores eventos esportivos do mundo. Os Jogos Paralímpicos são agora uma vitrine espetacular do esporte, um evento que atrai bilhões de telespectadores globais e o único evento mundial de impacto que coloca pessoas com deficiências na frente e no centro.” 

Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, disse: “Nos próximos dias, a Chama viajará por toda a França enquanto nos preparamos para uma Cerimônia de Abertura sem precedentes na Place de la Concorde – um local simbólico no coração de Paris que dará o tom para os mágicos e significativos Jogos Paralímpicos. "

De agora em diante, a Chama Paralímpica sempre será criada em Stoke Mandeville como parte dos esforços do IPC, ParalympicsGB e WheelPower para aumentar a conscientização global sobre o papel que Stoke Mandeville e Sir Ludwig Guttmann desempenharam no nascimento e desenvolvimento do Movimento Paralímpico.  

Após o acendimento da Chama Paralímpica, o primeiro portador do Revezamento da Tocha dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi o presidente do IPC, Andrew Parsons, que correu um curto circuito na pista de atletismo de Stoke Mandeville. 

O Revezamento da Tocha Paralímpica de Paris 2024, que será conhecido como “Revezamento dos Precursores”, começará para valer no domingo (25 de agosto). A Chama passará do Reino Unido para a França pelo Túnel do Canal da Mancha. Vinte e quatro portadores da tocha britânicos embarcarão simbolicamente na jornada pelo túnel e entregarão a chama na metade do caminho para 24 portadores da tocha franceses que levarão a Chama Paralímpica para a França. 

Quando a Chama Paralímpica chegar a Calais, ela se multiplicará em 12 chamas separadas, simbolizando a duração de 12 dias dos primeiros Jogos Paralímpicos da França. Essas chamas serão levadas para os arredores da França antes de nada menos que 1.200 corredores participarem de 12 revezamentos simultâneos cobrindo cerca de 50 cidades.  

Os revezamentos se reunirão em Paris em 28 de agosto, onde a Pira Paralímpica será acesa na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos.   


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar