Foto: Divulgação/BWF |
As finais do badminton de duplas mistas em Paris-2024 trouxeram duas grandes disputas por medalhas. Os confrontos foram extremamente qualificados e equilibrados do início ao fim.
Na disputa pela medalha de bronze, enfrentaram-se Japão e Coreia do Sul, representados pelas duplas Yuta Watanabe e Arisa Higashino contra Seo Seung Jae e Chae Yu Jung, respectivamente. As duplas estão rankeadas como a terceira (KOR) e a quarta (JPN) melhores duplas do mundo.
No primeiro game, as duplas mostraram muita qualidade durante a disputa por pontos, gerando rallies insanos e impressionando a torcida presente na Arena La Chapelle. Os primeiros pontos foram divididos, o empate permanecia no placar até o empate por 8x8. Após isso, a dupla japonesa conseguiu aumentar sua vantagem em quatro pontos e a administrou até o final do game, garantindo a vitória da primeira parte do confronto. A parcial do primeiro game ficou em 21x13 para Watanabe e Higashino.
O segundo game da partida continuou com um melhor desempenho da dupla japonesa que conseguia controlar bem a vantagem e não levar sustos dos coreanos. Com uma atuação brilhante no segundo game, os japoneses dificultavam muito a vida de seus adversários, complicando devoluções e atacando com muita qualidade. Watanebe e Higashino tinham uma vantagem de quatro pontos até a metade do game, até que os coreanos reagiram e diminuíram para um ponto, com um 10x9 e equilibraram novamente a disputa. Ao final do segundo game, o Japão vencia por 19x18 e após um rally incrível entre as duas duplas, os japoneses conseguiram o match point para confirmarem a medalha de bronze, mas acabaram sofrendo o empate. Ganharia o game quem conseguisse dois pontos de vantagem para o adversário. E mesmo com toda a dificuldade, os japoneses abriram os dois pontos e venceram o game por 22x20. A dupla ficou muito emocionada e vibrou muito com o público, após a grande conquista da medalha de bronze.
Após a disputa de terceiro lugar, começou a grande final das duplas mistas no badminton. Partida marcada pelo confronto entre Zheng Si Wei e Huang Ya Qiong, da China, contra Kim Won Ho e Jeong Na Eun, da Coreia do Sul. A dupla chinesa era a favorita para a partida, já que são os primeiros colocados do ranking mundial de badminton.
No primeiro game, os chineses iniciaram dominantes, já abrindo um 6x1. A dupla de Zheng e Huang, além de ser extremamente qualificada, ainda contava com grande parte da torcida a seu favor. As arquibancadas estavam lotadas de chineses que apoiavam seus compatriotas. A vantagem de Zheng e Huang só cresceu com o passar do game, chegando a 13 pontos de vantagem, quando o jogo ficou em 20x7 e game point da dupla. Os coreanos ainda marcaram um ponto, mas, na sequência, Zheng fez um ataque perfeito, direto no chão e garantiu o primeiro game da final para a China.
No segundo game, que poderia decidir o ouro para a China, a dominância continuou e os chineses conseguiram abrir cinco pontos de diferença para os coreanos já na primeira metade do game. A partir de então, Zheng e Huang mantiveram o ritmo e se distanciaram ainda mais, atingindo um 17x9 e ficando muito próximos da medalha de ouro. Para garantir o título, Zheng e Huang conseguiram o match point e fecharam a partida com o placara de 21x11 no segundo set, com ampla dominância e tranquilidade.
No pódio, as medalhas ficaram com a China (Zheng e Huang), Coréia do Sul (Kim e Jeong) e Japão (Watanabe e Higashino).
0 Comentários