Últimas Notícias

É OURO!!! Beatriz Souza conquista o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris!

 

Beatriz Souza conquista ouro em Paris 2024. Foto: Alexandre Loureiro/COB

A judoca Beatriz Souza, de 26 anos, é medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. Em sua primeira participação olímpica, ela venceu a israelense Raz Hershko na final da categoria acima dos 78kg, disputada na Arena Campo de Marte nesta sexta-feira (2). Beatriz, que defende o Esporte Clube Pinheiros, é a primeira atleta do Brasil a conquistar uma medalha de ouro em Paris 2024

Para chegar ao topo do pódio, Bia passou por Romane Dicko (FRA) na semifinal e, na grande decisão contra a israelense, aplicou um waza-ari na luta que foi decisivo no fim da contagem do relógio. O Brasil termina a competição individual do judô com três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.

Bia venceu quatro lutas para conquistar a medalha de ouro. Foto: Alexandre Loureiro/COB

A eletrizante semifinal teve um cenário desfavorável: a francesa Romane Dicko, número 1 do mundo, contou com o apoio da maioria da torcida presente na arena. Toda a duração da luta foi de muito equilíbrio, com as judocas buscando a melhor pegada para tentar o golpe. Bia Souza forçou a pegada com a mão esquerda na gola do judogui da rival.

Beatriz Souza fez muita força para projetar a rival francesa. Foto: Reuters

O tempo regulamentar acabou com um shido para cada lado e qualquer golpe decretaria a vencedora. Com 37s de golden score, Beatriz projetou a francesa lateralmente e o país inteiro girou com ela para sair com a imobilização. Ippon e final inédita para a brasileira, número 5 do ranking.

Raz Hershko (ISR), 2ª do mundo, chegou na final com um ippon em apenas 14s de luta. Na final, as duas atletas começaram estratégicas, com a brasileira buscando a nuca da israelense. Aos 44 segundos de luta, Bia Souza aplicou um waza-ari que a levaria ao ouro.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Enquanto a regressiva não acabava, as duas levaram shidos por impedirem as ações da rival. A brasileira esperou pacientemente, neutralizando Hershko, e conquistando a medalha no tatame parisiense.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar