Após prata em Tóquio 2020, atleta chinês sobe no lugar mais alto do pódio pela primeira vez
Atleta da China conquista sua 1ª medalha de ouro nos Jogos Olímpicos - Foto: Rémy Gros/ITTF |
A final olímpica do tênis de mesa masculino, neste domingo, 4, na Paris Sul colocou frente a frente o favorito Fan Zhendong (CHN) contra a surpresa da competição, o sueco Truls Moregard. Apesar de colocar dificuldades ao chinês, o nórdico não foi páreo para Zhendong, que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Com todo favoritismo em suas costas, o asiático não queria repetir o filme da última Olimpíada, onde acabou com a prata. O início da partida foi bastante equilibrada com os mesatenistas se alternando na frente do placar. Apenas no fim que Moregard abriu vantagem e fechou o set em 11-7.
Parecia que o 2º set ia repetir o 1º, com bons pontos do sueco e Zhendong sentindo a responsabilidade, mas o chinês foi se encontrando e começou a jogar seu jogo de forma leve dificultando as ações de Truls Moregard. Resultado foi a vitória do por 11-9, empatando o duelo.
O equilíbrio também foi a sina no 3º set, com os pontos bem distribuídos para os dois atletas. Vale destacar um grande rally no 3-3 com trocas de bolas rápidas, sendo vitorioso o chinês. Após o ponto, Moregard sentiu o golpe, chegando a perder de 7-3, porém a surpresa nórdica mostrou força e buscou a virada para 8 a 7. Essa força não abalou Zhengdong, que se mostrou frio para vencer o set por outro 11-9.
Em vantagem, o chinês imprimiu ritmo forte no 4º set e logo de cara abriu 7 a 3, com direito a um pontaço no fundo da quadra. O sueco não estava legal, mesmo assim batalhou muito para não deixar Zhengdong fechar o set com facilidade, algo em vão. 11-8 para o asiático.
O último set foi o da consolidação de Fan Zhegdong como um dos maiores jogadores de tênis de mesa da história. O atleta passeou e não encontrou nenhuma dificuldade contra o já abatido Truls Moregard. 11-8 nos set, e 4 a 1 na partida deram a medalha de ouro para o chinês. A prata ficou com o valente Morengard que atuou em alto nível como nunca.
A final masculina encerrou as disputas individuas no tênis de mesa. A partir de amanhã, 5, começam a busca pelo ouro por equipes.
0 Comentários