Pra quem está sentindo falta dos Jogos olímpicos de Paris, chegou a hora de matar um pouco da saudade das competições com os Jogos paralímpicos! Eles acontecerão na cidade luz entre os dias 28 de agosto a 8 de setembro. E o Surto Olímpico, mais uma vez, traz um guia de todas as modalidades que estarão em disputa.
E o Brasil vem forte para esta disputa, com sua maior delegação paralímpica sem contar a participação do Rio de Janeiro em 2016. São 255 atletas com deficiência, que junto de seus calheiros, goleiros e atletas guia, vão tentar levar o Brasil em sua melhor campanha da história, superando Tóquio que teve 72 medalhas (22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes) e brigar pelo top5 do quadro de medalhas
E para isso, o Brasil tem que chegar no mínimo ao número de 25 medalhas. E neste ciclo, estaremos em 20 das 22 modalidades e com chances de conquistar medalhas inéditas em algumas modalidades e bater recorde de pódios em outras.
O guia fala do histórico de cada modalidade, como são feitas as classificações esportivas para que cada atleta dispute na categoria similar a da sua deficiência, os brasileiros presentes na prova e uma pequena análise das expectativas do Brasil em cada esporte. Infelizmente não foi possível fazer um guia completo como o dos Jogos Olímpicos, ou por tempo ou dificuldade em achar muitos resultados - afinal até mesmo procurar um europeu de goalball é uma missão ingrata para fazer uma análise precisa - , mas acredito que o esporte paralímpico está devidamente representado por este guia.
O Surto Olímpico preza sempre pelo respeito pelo esporte paralímpico, que merece ter o seu espaço todos os dias, não somente quanto tem Jogos Paralímpicos e aqui nosso espaço para os atletas com deficiência é vitalício (assim esperamos). Vamos nos esforçar para deixar todos os nossos leitores mais informados possíveis durante a Paralimpíada e este guia é a prova disso. Leiam, favoritem, divulguem para amigos nas redes sociais, ajudem a gente a espalhar a palavra do esporte paralímpico. Erros? Poderão existir, mas contamos com a sua ajuda para apontar algumas coisas que podem passar. Mas espero de coração que todos gostem e apreciem este trabalho.
Marcos Antonio
Clique abaixo no nome de cada modalidade e acesse seu guia
1 Comentários
Vocês são ótimos, explicam os fatos com detalhes, que incentivam a acompanhar os Jogos Paraolímpicos de Paris em 2024.
ResponderExcluir