Últimas Notícias

Hugo Calderano encerra série de vitórias nos Jogos Olímpicos com derrota para o sueco Truls Moregard na semifinal

Foto: Luiza Moraes/COB

Nesta sexta-feira (02), o brasileiro Hugo Calderano, cabeça de chave 4, foi derrotado na semifinal da chave de simples do tênis de mesa para o sueco Truls Moregard, cabeça de chave 19, por 4x2 (12-10, 16-14, 7-11, 11-7, 10-12 e 11-8) na Arena Paris Sul, durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024, na França. Calderano já tem a melhor campanha da história do Brasil no tênis de mesa olímpico, ao chegar na disputa de terceiro lugar, e agora vai disputar o bronze contra o francês Felix Lebrun.

Na sua campanha, Hugo Calderano bateu o cubano Andy Pereira por 4x0, o espanhol Alvaro Robles por 4x2, o francês Alexis Lebrun pelo placar de 4x1 e o sul-coreano nas quartas de final por 4x0. Ao chegar na semifinal, contra Truls, o brasileiro fez a sua melhor campanha da história do Brasil e vai dar um passo a mais ao iniciar a partida contra o dono da casa Felix Lebrun, no dia 04/08, na disputa inédita por medalha no esporte.

A partida de Hugo contra Truls foi um jogo de paciência, o sueco havia derrotado o n°1 do mundo e estava muito embalado. No primeiro game, o brasileiro teve 10-4 e perdeu os sete pontos seguintes, ficando bem abalado e com menos ritmo do que o rival europeu, que dominou o restante da partida para chegar a final.

Como foi o jogo:

No primeiro game, Hugo abriu vantagem e perdeu cinco game points, saindo de 10-4 para a vitória de Truls Moregard por 12-10, que abriu 1x0 na série. O segundo período do jogo foi muito apertado, o brasileiro tinha 7-4 e Moregard virou para 8-7, no final o sueco perdeu três game points e marcou 16-14 e 2x0.

Calderano venceu a terceira parcial ao marcar 11-7. Primeiro, Hugo teve 6x4 a frente, e ampliou o placar para 7-5, Truls buscou reverter 9-5 e levou a parcial à 9-7 com erros do brasileiro, no final 11-7 para o brasileiro que anota 1x2. O sueco Moregard começou bem no quarto game, abriu 5-2 com um rally incrível entre os atletas. O europeu jogou com mais ritmo e pressionou Hugo ao marcar 11-7 e 3x1.

No game seguinte, Calderano conseguiu acertar mais bolas e fez Truls ser mais agressivo, Hugo marcou 12-10 com game point desperdiçado e botou o jogo em 2x3. Mesmo o sexto game começando mais parelho, Moregard abriu distância e se classificou para a grande final ao marcar 11-8 e 4x2 sobre Calderano, que busca o bronze.

Após a partida, Hugo Calderano falou com a imprensa na zona mista sobre a sua partida, "foi um jogo bem difícil para mim, eu tive algumas oportunidades no início do jogo e não consegui pegar, acho que também por mérito do sueco, ele fez um jogo muito bom, ele tem tem um estilo de jogo bem diferente, com bastante variação e é muito agressivo também, e eu não conseguia achar soluções para isso durante a partida e tô bem bem decepcionado com essa derrota."

Hugo também comentou sobre o primeiro set em que abriu 10-4 e foi derrotado, "eu acho que faltou alguma coisa extra naquele momento e não conseguia aproveitar essa chance, e claro que que seria importante ganhar o primeiro set." Calderano finalizou, "eu acho que eu consegui voltar bem pra briga depois do do primeiro set, claro que seria muito melhor começar ganhando por  um set a zero. Mas ao mesmo tempo, eu me preparo para esse tipo de situação e mais uma vez no segundo perdi ali no detalhe. Claro que é muito difícil começar atrás no placar desse jeito, depois eu continuei tentando achar soluções, mas no final não foi suficiente."

o técnico francês de HugoJean-René Mounie, falou sobre a derrota do brasileiro, "não sei o que te dizer agora mesmo, mas eu sei que temos experiência. Hoje ficarmos tristes algumas horas, vamos ter de tarde e amanhã o dia inteiro para voltarmos com a energia e construirmos uma boa estratégia para tentar pegarmos a medalha de bronze, porque cada vez o sonho é maior, cada vez as expectativas são maiores também. Mas gostaria de lembrar que o Brasil não teve uma cultura assim do tênis de mesa mundial e o que o Hugo está fazendo é totalmente inédito."

"Acredito que o que aconteceu (sofreu a virada do primeiro game) é que quando o Truls se sentiu perdido, ele começou a fazer golpes totalmente incríveis, a arriscar bem mais e ele conseguiu tudo o que ele tentou. Então já ele colocou esse tipo de pressão. Mas é assim, o tênis de mesa ele faz viradas e muitas vezes vamos pensar somente quando perdemos desse jeito, mas não pensamos quando ganhamos desse jeito, faz parte do jogo. Acredito que ele estava muito focado e o Truls conseguiu fazer alguma coisa tipo, 'eu estou totalmente livre, porque agora eu quase perdi o set. Então vou arriscar tudo e conseguir o golpes incríveis'. O Hugo não consegue responder o set assim", concluiu Jean-René.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar