Últimas Notícias

Para quem ficaram as medalhas da Rússia conquistadas em Tóquio nas Olimpíadas de Paris?

Desde o encerramento de Paris-2024, muitos começaram a se perguntar: quem ganhou as medalhas nas modalidades e provas em que os russos conquistaram em Tóquio-2020? Pois bem, viemos trazer com detalhes os maiores beneficiados pela ausência de russos nos Jogos de Paris. Em primeiro lugar, precisamos relembrar que nas Olimpíadas de Tóquio, a Rússia não pôde usar bandeira e hino, e nem o seu nome, os atletas russos foram denominados como ROC (Comitê Olímpico Russo) pelo escândalo de dopping. Apesar dessas restrições, a nata dos atletas russos competiram e tiveram boa participação, ocupando a quinta colocação no quadro geral de medalhas com 20 ouros, 28 pratas e 23 bronzes, totalizando 71 medalhas.

Já em Paris, a imensa maioria dos atletas russos foram impedidos de participar pela questão da Guerra entre Rússia e Ucrânia. Apenas alguns poucos competidores em provas individuais foram liberados a participar dos Jogos de 2024 sob a bandeira AIN (Atletas Neutros Individuais) e tinham que seguir alguns critérios, como: não apoiar ativamente a Guerra e nem ter sido contratados como militares ou agentes de segurança. Vale lembrar que os atletas de Belarus - 1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes em Tóquio - também foram impedidos de participar e entraram como AIN, juntamente com os coirmãos russos. Os AIN, entre russos e bielorrussos, conquistaram em Paris 4 medalhas, 1 de ouro e 3 de prata.

Medalhistas russos sendo recebidos após os Jogos de Tóquio-2020 (Foto; Evgenia Novozhenina/Reuters)


Os esportes em que os russos mais conquistaram medalhas em Tóquio-2020, foram com esportes desde sempre muito tradicionais do país. Os recordistas de medalhas foram: Ginástica Artística (8 no total e 2 de ouro) e Ginástica Rítmica (2 pratas); Wrestling, com um incrível número de 4 ouros e 8 ao todo; a Esgrima com 8 medalhas no total, sendo 3 de ouro; o Tiro Esportivo com 8 medalhas, sendo 2 de ouro; e o Boxe com um total de 6, sendo 1 de ouro. 

Somente neste recorte, os maiores beneficiados, foram:

  • Ginástica Artística e Rítmica: Estados Unidos com 1 ouro e 1 bronze, e a China com 1 prata e 2 bronzes;
  • Wrestling: Irã com 1 ouro e 1 bronze, além de Uzbequistão, Bahrein e Japão com 1 ouro cada;
  • Esgrima: Estados Unidos e França com 1 ouro e 1 prata cada;
  • Tiro Esportivo: Coreia do Sul com 2 ouros;
  • Boxe: Uzbequistão com 1 ouro.
Outra curiosidade foi que a Ucrânia, país que está sendo atacado pelas forças militares russas conseguiu herdar algumas dessas medalhas, sendo 2 de ouro (Salto em Altura feminino e Esgrima - sabre feminino por equipes) e 1 de prata no Tiro Esportivo, categoria rifle de pequeno calibre 3 posições 50m masculino.

Falando em medalhas de ouro, 13 países foram contemplados, com China, Estados Unidos, Ucrânia, Irã, Coreia do Sul, Japão e Uzbequistão com 2 cada, e Hungria, Itália, Japão, Tunísia, República Tcheca, Bahrein e França com 1 cada. Os donos da casa, aliás, conseguiram 4 medalhas totais, além do ouro, foram 2 pratas e 1 bronze.

Se tratando em termos proporcionais ao que tinha ganhado com a Rússia presente em modalidades fortes dos russos e na edição de Paris sem eles, dá para dizer que o grande beneficiado foi o Uzbequistão, onde conquistou dois ouros, sendo um no Boxe e um no Wrestling, além de dois bronzes conquistados no Judô, totalizando 4 medalhas.


Quadro de medalhas de Paris sem a Rússia nas modalidades em que venceu em Tóquio. Foto: Surto Olímpico.


Fica constatado que ao menos nesse quadro, a China conseguiu vencer os Estados Unidos. Ambos ficaram empatados em ouros, sendo o diferencial nas pratas, o que deu uma diferença de duas medalhas no total a favor dos chineses.

Além dos países mostrados no quadro de medalhas, e dos já citados anteriormente, aparecem Espanha com 2 medalhas de prata, Romênia com 1 de prata e 2 de bronze, Cazaquistão, Israel e Alemanha com 1 de prata e 1 de bronze, além do Canadá com 2 de bronze. Um detalhe é que nos esportes de luta, como Boxe, Judô, Wrestling e Taekwondo, são distribuídas duas medalhas de bronze e na comparação de quem ganharam as medalhas de bronze da Rússia em Tóquio-2020 foram colocados os dois países que as conquistaram. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar