Últimas Notícias

Rafaela Silva conta que se irritou com estilo de luta de algoz coreana na olimpíada: "É um judô feio que ela faz"

Alexandre Loureiro/COB


Rafaela Silva contou em entrevista ao 'Charla podcast' um pouco da luta que perdeu na olimpíada de Paris para a Huh Mi-mi, que ficou marcada nas redes sociais por ter 'fugido' de Rafaela durante a luta, chegando a correr para longe da brasileira. Ela admitiu que se irritou bastante com o estilo de luta da coreana, que busca a punição da rival ao invés de lutar, algo que deu a medalha de prata para a Mi-mi:

"Se você parar pra ver as lutas que ela ganhou, ela que foi vice campeã olímpica, mas de técnica, de golpe, ela não 'jogou' ninguém, ela ganhou tudo na punição. Ela tem esse estilo de golpe mais feio na frente, você não consegue espaço para encaixar seu golpe e você acaba sendo punida por não conseguir encaixar o seu golpe. As lutas dela são todas assim. E eu tenho certa dificuldade de lutar com esse tipo de pessoa"

Rafaela ainda revelou que chegou a tentar jogar com a tática dela, mas não viu a mesma intenção dos juízes em puni-la com shidos como puniram ela durante a luta: "Eu até falei com a treinadora 'eu vou fazer esse judô feio que ela faz, jogar com a regra para ver o que que que vai dar'. Mas aí eles não marcam a punição e aí às vezes a gente não consegue entender porque elas podem jogar com as regras e o brasileiro não pode"

Rafaela Silva também foi questionada sobre possíveis mudanças de regras no judô, por conta das muitas reclamações nas redes sociais e que a intenção da IJF (Federação Internacional de judô) e fazer um judô mais 'positivo':

"Todo ano muda a regra, e até o final do ano deve ter um seminário para mudar alguma regra para o próximo ano ou próximo ciclo. Mas eles querem fazer um judô mais atrativo para televisão e para o público entender, só que às vezes nem a gente entende as situações. Mas eles querem fazer um judô positivo, que você mostre que quer lutar e não tá buscando punições, mas às vezes isso fica um pouco subjetivo, porque tem lutas que é nítido que a menina não quer lutar e você que não tá conseguindo encaixar o golpe, acaba sendo punido"

Rafaela acabou caindo na disputa do bronze na categoria até 57kg, mas foi decisiva na disputa do bronze por equipes fazendo o ponto da vitória do Brasil contra a Itália, a garantindo a segunda medalha olímpica da sua carreira.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar