(WDBS) |
Os Jogos Paralímpicos tem um programa esportivo com 22 modalidades bem consolidado. Se modalidades como atletismo, natação, tiro com arco, tênis de mesa, basquete CR e e esgrima em cadeira de rodas estão desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, outras modalidades tiveram vida curta, como veremos a seguir
Sinuca (bilhar)
Modalidade que ao lado do basquete, foi uma das primeiras usadas por Ludwig Guttmann para reabilitar os pacientes com lesões medulares no embrião do esporte paralímpico nos anos 40, fez parte da primeira edição dos Jogos Paralímpicos em Roma-1960, disputado apenas por homens na categoria paraplégicos. A partir da edição de 1972, passou a ter a categoria para tetraplégicos, durando até a edição de 1984, quando saiu definitivamente do programa paralímpico. A Grã Bretanha foi a maior vencedora, com 18 medalhas, sendo oito de ouro.
Tiro com arco em alvos de dardos
Sim, esta modalidade peculiar fez parte dos Jogos paralímpicos entre 1960 e 1980. Esta variação com tiro com arco, apenas para atletas paraplégicos, consistia em acertar o alvo usado em provas de dardos, muito populares na Grã Bretanha. Foram disputadas em duplas mistas e a partir de 1972, passou a ter duplas masculinas e femininas também. Os Estados Unidos foram os maiores medalhistas da prova, com quatro medalhas, sendo duas de ouro.
Basquete ID
Em Sydney 2000, estreou o basquete ID, bola ao cesto para deficientes intelectuais. Mas o esporte acabou sendo protagonista da maior controvérsia paralímpica da história, quando foi descoberto que a seleção da Espanha, que levou o ouro, tinha 10 dos 12 jogadores jogando sem ter nenhum tipo de deficiência intelectual.
Em resposta ao evento, o Comitê Paralímpico Internacional retirou o ouro dos espanhóis e baniu os deficientes intelectuais de todas as modalidades até que testes mais eficazes para detectar este tipo de deficiência, o que aconteceu 12 anos depois nas paralimpíadas de Londres.
Futebol PC
(Alessandra Cabral/CPB) |
O antigo futebol de 7 e agora Futebol PC (Paralisados cerebrais) começou a ser disputado na edição de 1984, se mantendo no programa paralímpico até os Jogos do Rio de Janeiro em 2016. O Brasil inclusive tem três medalhas na modalidades, com uma prata e dois bronzes. Em Tóquio a modalidade foi retirada do programa paralímpico por não ter um desenvolvimento entre as mulheres, e apesar do futebol de cegos também não ter esse desenvolvimento, a modalidades dos paralisados cerebrais foi a preterida.
A Ucrânia é a maior campeã paralímpica, com três conquistas, além de duas pratas.
Lawn Bowls
(Wikipedia) |
A modalidade foi disputada entre 1968 e 1988, retornando em Atlanta 1996 em sua última participação. Com a bocha sendo mais difundida entre os atletas paralímpicos, a lawn bowls saiu de vez do programa paralímpico para nunca mais voltar. AGrã Bretanha com 35 ouros em 84 medalhas conquistadas
Vela
(Reprodução) |
Wrestling
O wrestling teve vida curta nos jogos paralímpicos, sendo disputado apenas nas edições de 1980 e 1984, com amplo domínio dos atletas dos Estados Unidos e sendo retirado do programa paralímpico sem muitas explicações
Levantamento de pesos
Não falamos errado. Até porque este não é o levantamento de pesos que está no programa paralímpico - em que os atletas fazem o levantamento terra, também conhecido como powerlifting, deitados em ema plataforma - e sim o levantamento paralímpico chamado de 'olímpico' com os atletas com lesões medulares em cadeira de rodas levantando os pesos acima da cabeça.
Presente desde a edição de 1964, o levantamento de pesos ficou nos Jogos Paralímpicos até Barcelona 1992, quando foi substituído pelo powerlifiting, que possibilitou que pessoas de diferentes tipos de deficiência pudessem competir
0 Comentários