Foto:Kim Kyung-hoon/Reuters |
Teddy Riner tem 35 anos, é o atleta de judô mais condecorado nas Olimpíadas e conquistou seu quarto ouro na sexta-feira, um recorde, mas o francês pode nem ter terminado ainda.
Riner conquistou o título de +100 kg contra o número um do mundo, Kim Min-jong, da Coreia do Sul, compensando sua eliminação nas quartas de final nas Olimpíadas anteriores, quando teve que se contentar com o bronze.
Ele tem seis medalhas olímpicas em cinco Jogos e pode tentar outra.
Riner, que acendeu a pira de Paris 2024 com a tricampeã olímpica Marie-Jose Perec, agora detém o recorde de quatro títulos nas Olimpíadas de Verão da França, após conquistar ouros individuais nos Jogos de Londres e Rio e um título por equipe em Tóquio.
O nadador francês Leon Marchand empatou o recorde mais tarde na sexta-feira, ao ganhar sua quarta medalha de ouro nos Jogos de Paris, na final dos 200 metros medley individual masculino.
"Espero ir para Los Angeles 2028, mas primeiro preciso descansar, olhar para esta medalha, passar um tempo com minha família e depois voltar a treinar para me preparar para o próximo passo", disse Riner.
Riner disse que ganhar um terceiro título olímpico foi importante para ele.
"É claro que vim para ganhar esta medalha de ouro, era um objetivo. Por oito a
nos, me disseram 'Se você ganhar a terceira, você fará história'", disse Riner.
PRESSÃO PARA ENTREGAR
Seu treinador, Christian Chaumont, disse acreditar que Riner encontraria motivação para continuar.
"Acho que ele poderia ir até Los Angeles, é claro, mas ele precisaria administrar seus esforços porque seu corpo está ficando cansado", disse Chaumont aos repórteres.
"Ele vai lutar se ainda tiver essa chama acesa, mas, por enquanto, vamos deixá-lo aproveitar esta medalha"
Embora o apoio da multidão tenha ajudado Riner em momentos difíceis, principalmente em sua luta de abertura, a pressão para vencer foi enorme em seus Jogos em casa.
"Ele sabia que não tinha o direito de cometer erros. Ele tinha visto alguns de seus companheiros de equipe perderem por pequenas margens, então ele não queria que isso acontecesse com ele", disse Chaumont.
"Ele foi cauteloso (no começo do torneio), então, obviamente, quando você é cauteloso, você não produz o seu melhor."
Riner aumentou seu nível gradualmente e até mesmo Kim ficou sem solução contra o alcance e os momentos repentinos de agressão de seu oponente.
"Ele está em alto nível há 20 anos, com alguns hiatos, mas ainda está lá. Ele é três vezes campeão olímpico (individual)", disse Chaumont.
"Ele está escrevendo história, é impressionante. Ele sempre vai nos impressionar."
0 Comentários