Últimas Notícias

Atletismo do Brasil chega a marca de 200 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos na história

Wander Roberto/CPB


O Brasil conquistou mais um feito em Paris nesta sexta-feira, 6. O atletismo brasileiro alcançou a 200ª medalha na história dos Jogos Paralímpicos com a medalha de prata conquistada por Thiago Paulino no arremesso de peso F57, destinado a atletas que competem sentado. Até o momento, são 30 medalhas, oito ouros, dez pratas e 12 bronzes. o segundo melhor desempenho em uma única edição, atrás apenas do Rio de Janeiro em 2016, quando foram 33.

Os primeiros pódios da modalidade vieram em 1984, com seis ouros, 14 pratas e três bronzes.Os primeiros ouros foram conquistados por Amintas Piedade (2), Luiz Cláudio Pereira (2), Márcia Malsar (1) e Miracema Ferraz (1).

Em 1988, em Seul, o atletismo conquistou mais 15 pódios, sendo três ouros, oito pratas e quatro bronzes. Os três ouros foram vencidos por Luiz Cláudio Pereira. A edição marcou as primeiras medalhas de Ádria Santos, brasileira com mais pódios na história dos Jogos.

Em Barcelona, em 1992, o atletismo brasileiro trouxe mais quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de bronze. Ádria Rocha Santos, Luiz Cláudio Pereira e Suely Guimarães conquistaram ouro.

Os Jogos de Atlanta, em 1996, garantiram mais 11 medalhas, sendo cinco pratas e seis bronzes. Ádria Rocha Santos e Douglas Amador trouxeram três medalhas cada.

Em Sidney, em 2000, mais nove pódios, com quatro ouros, quatro pratas e um bronze. Ádria Rocha Santos e Rosinha Santos trouxeram dois ouros cada.

O atletismo voltou de Atenas, em 2004, com 16 medalhas, sendo cinco ouros, seis pratas e cinco bronzes. Antônio Delfino venceu duas vezes.

Em Pequim, em 2008, o Brasil voltou com mais 15 pódios, quatro ouros, quatro pratas e sete bronzes. Nesta edição, Lucas Prado conquistou três vezes o lugar mais alto do pódio. O outro ouro veio com Terezinha Guilhermina.

Os Jogos de Londres, em 2012, garantiram mais 18 medalhas ao Brasil. Foram sete ouros, oito pratas e três bronzes. Terezinha Guilhermina conquistou mais dois ouros.

O maior desempenho em pódios, no entanto, veio no Rio de Janeiro, em 2016. Em casa, o Brasil conquistou 33 medalhas, sendo oito ouros, 14 pratas e 11 bronzes. Nesta edição que Petrúcio Ferreira conquistou seus primeiros ouros, um no individual e outro por equipe.

Nos Jogos de Tóquio 2020 mais um ótimo desempenho da delegação brasileira com 28 pódios, sendo oito ouros, nove pratas e 11 bronzes. No Japão, Yeltsin Jacques conquistou dois ouros.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar