Marcelo Fronckowiak obteve uma prata / Foto: Emanuele Di Feliciantonio / IJF |
Entre os dias 13 a 15 de Setembro de 2024 foi disputado o Grand Prix de Judô em Zagreb, na Croácia, com a participação de 41 delegações e quase 350 judocas inscritos. O evento iniciou o ciclo olímpico do judô para Los Angeles-2028. O Brasil participou com 18 atletas, sendo 10 no masculino e 8 no feminino, e esses competidores trouxeram cinco medalhas, duas de prata e três de bronze, terminando em 9º no quadro geral.
Nas categorias masculinas, na até 60 kg, Michel Augusto (Sesi) e Diego Ismael (Minas Tênis Clube) perderam nas lutas de estreia. Michel contra Luka Modebadze, da Geórgia, e Diego contra o neerlandês Emiel Jaring. Na final o ouro ficou com o cazaque Sherzod Davlatov ao vencer o azerbaijano Ahmad Yusifov. Outro azerbaijano, Turan Bayramov, ficou com um dos bronzes, enquanto que o francês Enzo Jean com o outro bronze.
Na até 66 kg, Ronald Lima (Pinheiros) estreou com vitória pra cima do estadunidense Ari Berliner e conseguiu seu segundo triunfo em cima de Vadym Chernov, da Ucrânia. Em seguida foi superado pelo britânico Michael Fryer, resultado que o jogou pra repescagem. Na repescagem Ronald foi eliminado pelo israelense Eran Fiks numa luta que durou mais de dez minutos. O ouro foi para o cazaque Zhanarys Rakhmetkali ao derrotar Fryer na final. Os bronzes ficaram com Tengo Zirakashvili, da Geórgia, e Ruslan Pashayev, do Azerbaijão.
Na até 73 kg, Vinicius Ardina (Sesi) passou na luta inicial pelo austríaco Samuel Gassner, mas foi eliminado pelo israelense Yehonatan Elbaz. Na mesma categoria, Michael Nascimento (Sesi) foi eliminado pelo croata Robert Klacar, que terminou com um bronze. O ouro foi pro húngaro Daniel Szegedi ao derrotar o italiano Giovanni Esposito na final. O segundo bronze ficou pra Bélgica, com Zelemkhan Batchaev.
Na até 81 kg, Gabriel Falcão (Reação) conquistou a prata ao perder apenas na final para o moldavo Victor Sterpu. Até chegar à final, Gabriel venceu a Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte; Kote Kapanadze, atleta da Geórgia; Tom Libert, francês e o tchéquio Adam Kopecky. Os bronzes ficaram com o francês Arnaud Aregba e com o italiano Leonardo Casaglia.
Na até 90 kg, Marcelo Fronckowiak (Flamengo) conquistou a prata ao ser derrotado na final pelo húngaro Peter Safrany. Até chegar à final, Marcelo havia vencido ao sérvio Islam Sogenov, ao austríaco Thomas Scharfetter e ao sul-coreano Sungho Lee. Os bronzes ficaram com o georgiano Akaki Japaridze e com o neerlandês Mark van Dijk. Gustavo Assis (Reação) até venceu a primeira luta contra o croata Ivan Brnada, mas foi eliminado na sequência pelo azerbaijano Vugar Talibov.
Na até 100 kg não tivemos representantes brasileiros. O ucraniano Anton Savytskiy venceu ao britânico Rhys Thompson na última luta e levou o ouro, deixando seu adversário com a prata. Os bronzes ficaram para o ucraniano Zaur Duniamaliiev e pro israelense Iosif Simin.
Na acima de 100 kg, Lucas Lima (Pinheiros) faturou um dos bronzes. Primeiro ele derrotou ao neerlandês Jur Spijkers e depois ao israelense Evgeny Shmachilin. Infelizmente foi vencido pelo polonês Grzegorz Teresinski na sequência, mas voltou na repescagem e com a vitória sobre o neerlandês Jelle Snippe pegou um bronze. Teresinski ficou com a prata ao ser derrotado pelo japonês Kanta Nakano. O outro bronze da categoria foi pro austríaco Movli Borchashvilli. O brasileiro Tiago Palmini (Minas Tênis Clube) também competiu na chave, vencendo ao polônes Patryk Broniec, mas sendo eliminado logo depois por Jelle Snippe.
Partindo para as categorias femininas, na até 48 kg não tivemos brasileiras. A vencedora foi a japonesa Wakana Koga que venceu a cazaque Galiya Tynbayeva na final. Os bronzes foram para Anais Perrot, da França, e Amber Gersjes, dos Países Baixos.
Na até 52 kg, Gabriela Conceição (Minas Tênis Clube) perdeu na primeira luta frente a húngara Roza Gyertyas. A competição se seguiu e sagrou campeã a japonesa Kisumi Omori ao derrotar a espanhola Ayumi Leiva Sanchez na final. Os bronzes foram para a tchéquia Tereza Bodnarova e pra francesa Leonie Gonzalez.
Na até 57 kg, Shirlen Nascimento (Minas Tênis Clube) derrotou a húngara Luca Veg na estreia, mas perdeu logo depois pra francesa Martha Fawaz. Já Beatriz Comanche (Umbra Vasco da Gama) superou a britânica Lanina Solley e a alemã Jana Ziegler, mas um revés para a croata Ana Viktorija Puljiz jogou a brasileira pra repescagem. Na repescagem Beatriz venceu a israelense Maya Leopold, porém, na disputa do bronze, a brasileira perdeu pra francesa Martha Fawaz. O outro bronze foi pra kosovar Flaka Loxha. O ouro ficou com a também francesa Faiza Mokdar ao derrotar Ana Viktorija na final.
Na até 63 kg, Nauana Silva (Pinheiros) venceu a sérvia Dilbara Salkarbek, mas na sequência foi derrotada pela atleta que viria a ganhar o ouro, a japonesa Kirari Yamaguchi. Mesmo assim Nauana voltou na repescagem e conquistou um dos bronzes ao derrotar primeiro a francesa Gaetane Deberdt e depois a neerlandesa Geke van der Berg. A prata ficou com a francesa Manon Deketer e o outro bronze com a croata Iva Oberan.
Na até 70 kg, Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube) passou pela eslovena Nika Koren, mas foi derrotada pela japonesa Shiho Tanaka na sequência. Na repescagem a brasileira venceu a polonesa Katarzyna Sobierajska, mas foi superada na disputa do bronze pela croata Lara Cvjetko. Curiosamente o outro bronze ficou com Shiho Tanaka com um golpe no último segundo. O ouro foi para a neerlandesa Sanne Vermeer ao derrotar a israelense Maya Kogan.
Na até 78 kg, Eliza Ramos (Reação) perdeu na estreia para a neerlandesa Lieke Derks, que viria a conquistar um dos bronzes. O outro bronze foi pra canadense Coralie Godbout. Na final a neerlandesa Sanne van Dijke venceu a croata Karla Prodan.
Na acima de 78 kg, Giovanna Santos (Flamengo) pegou um dos bronzes. Primeiro ela passou pela francesa Anne Bairo e depois pela croata Tina Radic. Infelizmente foi vencida pela israelense Yuli Alma Mishiner, resultado que a jogou pra repescagem. Na repescagem Giovanna venceu a austríaca Maria Hoellwart e voltou com a medalha de bronze pra casa. A italiana Erica Simonetti levou o outro. Erica já havia eliminado a brasileira Katia Alves (Pinheiros) na luta de estreia. Na final Yuli Alma perdeu pra francesa Coralie Hayme.
Ao fim das disputas, o Japão mostrou-se o país mais vencedor, com 4 ouros e 1 bronze, seguido pela França com 2 ouros, 1 prata e 5 bronzes e o Cazaquistão com 2 ouros e 1 prata. O Brasil terminou em 9º com 2 pratas (Gabriel Falcão e Marcelo Fronckowiak) e 3 bronzes (Lucas Lima, Nauana Silva e Giovanna Santos).
0 Comentários