Últimas Notícias

Brasil conquista dois bronzes no Future Series 2024 de Badminton da Costa Rica

Maria Clara Lima é uma jovem promessa do badminton nacional
Maria Clara Lima é uma jovem promessa do badminton nacional / Foto: Gaspar Nóbrega / COB


Entre os dias 10 a 14 de setembro de 2024 foi realizado, em San Jose, Costa Rica, o Aberto de Badminton da Costa Rica para jovens jogadores, chamado de Future Series 2024. O evento contou com a presença de quatro brasileiros, dois no naipe masculino e dois no feminino. Eles também jogaram as partidas de duplas.

O Brasil estreou com o pé direito ainda na fase preliminar do individual masculino com Artur Zampieri vencendo ao costarriquenho Rafael Mora por 2-0, parciais de 21/19 e 21/15. Mas na sequência Artur enfrentou ao taiwanês Chao Chun Ken e perdeu por 2-0, parciais de 21/6 e 21/7. Caso vencesse, Zampieri entraria na chave principal.

Na chave principal do individual masculino Vittorio Lucena perdeu na estreia para o canadense Victor Ho por 2-0, parciais de 21/16 e 21/8. O vencedor do torneio foi Adriano Viale, do Peru, derrotando ao marroquino Driss Bourroum. Os semifinalistas e medalhistas de bronze foram dois portugueses, Bruno Carvalho e Diogo Glória.

No individual feminino Maria Clara Lima foi muito superior a Jenis Leitón, da Costa Rica. A brasileira venceu facilmente por 2-0, com parciais de 21/9 e 21/2. Outra atleta nacional que estreou com vitória foi Maria Julia Nascimento ao derrotar a atleta da casa Eva Dinarte por 2-0, parciais de 21/9 e 21/8. 

Nas oitavas de final, Maria Clara voltou as quadras pra enfrentar a peruana Fernanda Munar. A peruana, no entanto, confirmou seu favoritismo e venceu a brasileira por 2-0, parciais de 21-19 e 24-22. Já Maria Julia Nascimento surpreendeu a salvadorenha Fatima Fuentes por 2-1, parciais de 21/11, 11/21 e 21/18, e avançou de fase.

Nas quartas de final Maria Julia derrotou a cabeça de chave número 2 do torneio, a trinitina Chequeda de Boulet, por 2-0, parciais de 21/9 e 21/14. Tal triunfo garantiu a brasileira entre as quatro melhores do torneio na chave e a confirmou como jovem promessa do badminton nacional.

Na semifinal Maria Julia não conseguiu repetir o bom desempenho e foi derrotada pela canadense Chloe Hoang por 2-0, parciais de 21/8 e 21/11, ficando com a medalha de bronze na chave. Ao fim do campeonato Chloe sagrou-se campeã, deixando o vice pra francesa Romane Cloteaux-Foucault. Fernanda Munar, do Peru, pegou o outro bronze.

Nas duplas masculinas Vittorio Lucena/Artur Zampieri superaram com facilidade aos anfitriões Arian Morales/Roman Nieves por 2-0, parciais de 21/3 e 21/8, na sequência, porém, foram superados pelos salvadorenhos Javier Alas/Melvin Calzadilla por 2-0 e parciais de 21/16 e 21/11.

A final foi vencida pelos portugueses Bruno Carvalho/Diogo Glória. Os canadenses Kiren Deraj/Eason Wong ficaram com a prata enquanto que os ingleses Matt Jenkins/Jonathan McDonald e os algozes brasileiros Javier Alas/Melvin Calzadilla com os bronzes.

Nas duplas femininas, chave que já se iniciou nas quartas de final, Maria Clara Lima/Maria Julia Nascimento jogaram praticamente sozinhas e só cederam um único ponto pras costarriquenhas Eva Dinarte/Maria Román. Placar 2-0 e parciais de 21/1 e 21/0.

Nas semifinais Maria Clara/Maria Julia enfrentaram Fatima Fuentes/Daniela Hernandez de El Salvador e perderam por 2-1, parciais de 15/21, 21/13 e 21/13. Por chegarem às semifinais as brasileiras conquistaram o bronze. O outro bronze ficou com a dupla Chequeda de Boulet(TTO)/Priyanna Ramdhani(GUY). O ouro foi pras peruanas Fernanda Munar/Rafaela Munar ao derrotar Fatima/Daniela na decisão.

Nas duplas mistas Vittorio Lucena/Maria Clara Lima não tiveram dificuldades contra os costarriquenhos Roman Nieves/Xiao Hui Liang. Vitória por 2-0 em parciais de duplo 21/6. Outro dueto brasileiro em ação, Artur Zampieri/Maria Julia Nascimento aplicaram o mesmíssimo placar em jogo contra Gonzalo Retana/Maria Román, também da Costa Rica. 

Na sequência, já pelas oitavas de final, Artur/Maria Julia jogaram contra os portugueses Bruno Carvalho/Mariana Paiva. Os brasileiros perderam por 2-0 em parciais de 21/8 e 21/17. Já Vittorio/Maria Clara passaram com facilidade pelos costarriquenhos Lian Kung/Maria López por 2-0 e parciais de 21/7 e 21/2.

Nas quartas de final, Vittorio/Maria Clara enfrentaram aos salvadorenhos Javier Alas/Fatima Fuentes e foram derrotados por 2-0, parciais de 21/17 e 21/10. Na final Javier/Fatima perderam para os canadenses Timothy Lock/Chloe Hoang. Os portugueses Bruno Carvalho/Mariana Paiva e os peruanos Sharum Durand/Namie Miyahira ficaram com bronzes.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar