Últimas Notícias

Brasil garante quatro finais no último dia de competições do judô paralímpico

 

Foto: Renan Cacioli/ CBDV

No último de competições do judô nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, na França, a delegação brasileira garantiu quatro finais e uma disputa pelo bronze após a sessão classificatória, neste sábado (07). Arthur Cavalcante (-90kg J1), Williams da Silva (+90kg J1), Erika Zoaga (+70kg J1) e Rebeca de Souza (+70kg J2) vão disputar o ouro olímpico, enquanto Marcelo Adriano luta pelo 3° lugar na categoria -90kg J2.

O judoca Arthur Cavalcante (-90kg J1) teve duas lutas tranquilas na fase prelimininar do judô, o brasileiro iniciou a campanha elimininado o uzbeque Turgun Abdiev por ippon (10x0) após 2 minuto de luta. Na semifinal, anotou waza-ari e ippon (11x0) sobre o turco Yasin Cimciler para avançar a final e enfrentar o britânico Daniel Powell.

Willians da Silva (+90kg J1) venceu seus dois confrontos preliminares por ippon, abrindo a sessão brasileira no tatame 1, o judoca bateu o cazaque Yerlan Utepov e na semifinal e mongol Ganbat Dashtseren. Contra Yerlan, Willians encerrou a luta após conquistar ippon em 15s, já na luta com Ganbat, Silva marcou duplo waza-ari em 37s, tendo pouco tempo de tatame até a decisão paralímpica. Willians terá pela frente o romeno Ion Basoc.

Na classe +70kg J1, Erika Zoaga começou a sua série de lutas contra a venezuelana Danitza Yoccelin Sanabria, que foi desqualificada após receber hansoku-mate. Na sequência, Erika lutou contra a turca Nazan Akin e venceu após marcar waza-ari e ippon (11x0) em 42s de disputa. Na decisão, Zoaga briga pelo ouro contra a ucraniana Anastasiia Harnyk.

A única finalista da classe J2 é Rebeca de Souza na classe +70kg, a judoca ganhou suas duas lutas por ippon e vai disputar o título paralímpico contra a cubana Sheyla Hernandez Estupinan. A luta de quartas de final de Rebeca foi contra a azeri Dursadaf Karimova e a brasileira concluiu o confronto em 1:55, marcando ippon em Dursadaf, que estava pressionada após receber 2 shidos. Na semifinal, Souza derrotou a italiana Carolina Costa por ippon, Rebeca e Costa estavam penduradas com 2 shidos e a europeia abriu a frente com waza-ari, mas sofreu a virada da brasileira que alcançou a final.

O judoca da classe -90kg J2 Marcelo Adriano, venceu o britânico Evan Molloy por waza-ari nas quartas e perdeu para o francês Helior Latchoumanaya por waza-ari e ippon, sendo eliminado na disputa pelo ouro e se classificando a briga pelo bronze contra o italiano Simone Cannizaro. A única eliminação do dia foi de Sergio Fernandes na classe +90kh J2, o atleta perdeu para o indonésio Tony Ricardo por ippon na repescagem da prova, após sofrer derrota nas quartas para o cazaque Zhurkamyrza Shukurberov por ippon.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar