Nesta terça-feira (03), a seleção brasileira fechou a sua participação na fase de grupos do Sul-americano de Basquete Feminino 2024. Em confronto direto por uma das vagas na semifinal da competição, o Brasil venceu o Chile com autoridade, por 86-45, assegurando um lugar na próxima fase do Sul-americano.
Com a vitória de hoje, o Brasil chegou a três vitórias em quatro partidas, sendo superado apenas na partida de estreia para a Argentina, que lidera o Grupo A e deve avançar como a primeira colocada da chave. O Chile, anfitrião do Sul-americano, chegou invicto para o jogo contra o Brasil mas não deve avançar.
Argentinas e chilenas ainda se enfrentam amanhã mas a boa vantagem de pontos alcançados pelo Brasil já asseguram nossa seleção na semifinal da competição. As brasileiras devem enfrentar a Colômbia, líder do grupo B, por uma vaga na final.
O Jogo
A partida começou com um susto para a equipe do Brasil, que viu o Chile abrir 6-0 bem no início do primeiro quarto. Mas não passou de um susto, as brasileiras logo se encontraram na parcial e dominaram totalmente as ações da partida, virando o jogo para 16-6 na sequência e fechando o quarto inicial em 25-11.
O Chile melhorou no segundo quarto, mas ainda permitia que o Brasil trocasse bolas no campo ofensivo e buscasse a melhor definição para a jogada. Com as chilenas desperdiçando seguidas ações de ataques, as brasileiras foram abrindo vantagem naturalmente e chegaram a ter 25 pontos de frente, terminando a segunda parcial com um placar bem favorável em 47-25.
Na volta do intervalo, as brasileiras seguiram com a defesa bem postada e aproveitando os erros nas jogadas ofensivas das chilenas, assim, seguiram abrindo vantagem e controlaram bem a partida. Foi a melhor parcial do Chile e ainda assim o Brasil fechou o terceiro quarto com o placar de 65-42 a seu favor.
O Brasil seguiu implacável no quarto final e deu mostras de que encontrou o seu melhor jogo quando mais precisava. Com as ações defensivas bem coordenadas e boas transições no ataque, teve tranquilidade inclusive para forçar algumas bolas de três pontos e fechar o jogo com muita superioridade sobre seu adversário direto, o Chile, em 86-45, avançando na competição.
Em um dia marcado pelo jogo coletivo, o destaque ficou para os 23 pontos de Emanuely, a Manu, e para Licinara, que com 10 pontos e incríveis 19 rebotes, também teve atuação destacada.
O Sul-americano assegura vaga para as três melhores seleções na AmericupW 2025, além do Chile, que será a sede da competição no ano que vem. As duas primeiras seleções de cada grupo avançam para a disputa da semifinal na sexta-feira (06) e a grande final está programada para acontecer no dia 07 de setembro.
Jogos do Brasil na primeira fase do Sul-americano 2024
31 de agosto - Sábado
18h30: Brasil 48 x 75 Argentina
01 de setembro - Domingo
18h30: Uruguai 50 x 87 Brasil
02 de setembro - Segunda-feira
18h30: Brasil 83 x 47 Bolívia
03 de setembro - Terça-feira
21h: Chile 45 x 86 Brasil
06 de setembro - Sexta-feira - Semifinais
07 de setembro - Sábado - Finais
0 Comentários