Na noite deste sábado (07) Brasil e Argentina voltaram a se enfrentar pelo Sul-americano de Basquete Feminino 2024. Assim como aconteceu na partida da fase de grupos, as argentinas saíram como vencedoras, conquistando o título continental ao vencer as brasileiras por 84-79. Ambas equipes estão garantidas na AmericupW 2025.
A competição foi realizada em Santiago, no Chile, e teve Brasil e Argentina reeditando a final do Sul-americano 2022, que havia sido vencido pelo Brasil. Na edição deste ano, as argentinas não deram chances para as brasileiras, vencendo as duas partidas entre as duas seleções.
O Jogo
O primeiro quarto começou com as brasileiras sobressaindo nas ações ofensivas. Na metade do período a equipe do Brasil conseguiu abrir 12 pontos mas permitiu a reação da Argentina, que melhorou na defesa e diminui um pouco a vantagem brasileira, fechando o quarto inicial em 29-20 para o Brasil.
A melhora no final da etapa anterior refletiu no início do segundo quarto e a equipe da Argentina encostou no placar. Na reta final do período, as brasileiras voltaram a melhorar na partida e mater a diferença em sete pontos, com as equipes indo para o intervalo com o placar de 51-44 para o Brasil.
A Argentina conseguiu organizar a sua defesa e voltou para o terceiro quarto dando pouco espaço para as jogadas brasileiras. A dificuldades em pontuar, foram apenas onze no período, desorganizou a equipe brasileira, que deu espaços para o jogo das argentinas fluir e terminar a terceira etapa em igualdade de 62-62.
No quarto final, as argentinas começaram melhor e chegaram a abrir sete pontos de vantagem, no entanto, as brasileiras conseguiram se recuperar e faltando 2 minutos para o fim da partida, o jogo estava empatado em 76-76. Na reta final, sobressaiu o jogo coletivo das argentinas que fecharam o jogo em 84-76 e comemoraram o título.
O destaque da equipe argentina ficou para Amaiquen Siciliano, que anotou 16 pontos, sendo o destaque das “hermanas” no momento mais complicado no jogo. Do lado brasileiro, nem mesmo a grande partida de Manu Oliveira e seus 23 pontos foram suficientes para evitar o título argentino.
O Sul-americano 2024 garantiu vagas para a Americup 2025 para Argentina, Brasil e Colômbia, assim como o Chile, que será o anfitrião da competição no ano que vem.
0 Comentários