Últimas Notícias

Brasil vence primeira na fase de grupos da Copa Davis com triunfos de João Fonseca e Thiago Monteiro e pode se classificar para fase final

Foto: André Gemmer/CBT
Direto de Bologna, na Itália, o Brasil venceu a primeira partida na fase de grupos da Copa Davis contra a Bélgica por 2x1, nesse sábado (12), com triunfos de Thiago Monteiro e João Fonseca, nas partidas de simples, e derrota de Rafael Matos e Felipe Meligeni na disputa por duplas. O resultado positivo botou a equipe do Brasil em situação de espera, caso a Itália vença os Países Baixos por 3x0, no domingo (15), a seleção brasileira avança de fase em segundo lugar por ter mais sets vencidos.

Com uma ótima atuação na quadra dura coberta de Bologna, a seleção brasileira de tênis masculino derrotou a Bélgica por 2x1 e fechou a participação na fase de grupos com a primeira vitória da campanha. João Fonseca e Thiago Monteiro venceram suas partidas contra os rivais belgas, Raphael Collignon e Zizou Bergs, respectivamente, por 2x1, e possibilitaram o Brasil a sonhar com a classificação. O revés do dia ficou para a equipe de duplas formada por Felipe Meligeni e Rafael Matos, que perderam para Sander Gille e Joran Vliegen por 2x1.

Confira como foram os jogos:

Brasil 1x0 Bélgica

A partida de abertura da última rodada do grupo A da fase final da Copa Davis, na Itália, entre o carioca João Fonseca (158°) e o belga Raphael Collignon (194°), durou 1h47m e acabou com vitória do jovem brasileiro por 6/3 6/7 6/3. João fez uma ótima partida e venceu a sua segunda partida pela seleção do Brasil, após o triunfo contra Botic Van de Zandschulp na quinta-feira.

O primeiro set ficou na mão de João após o carioca furar o serviço de Raphael no 4° game e abrir 3/1 na série, marcando 4/1 em seguida com saque confirmado. Fonseca aproveitou erros do europeu, perdeu chance de fechar o set no 8° game e anotou 6/3 e 1x0 para abrir a partida decisiva na frente.

Na segunda parcial, os tenistas encurtaram os games até a metade do set e confirmaram saques sem ameaças, João salvou duas tentativas de Collignon fechar o jogo no 10° game e marcou 5/5 na série, o brasileiro ainda perdeu quatro chances de abrir 6/5 para sacar ao jogo em seguida. A parcial foi à 6/6 em seguida e forçou o tie-break. Salvando match point e apenas marcando dois pontos, João foi derrotado por Raphael por 7/6(7-2). O belga empata a partida em 1x1 e põe em risco a vitória brasileira.

O brasileiro de 18 anos começou o último set com vantagem de 3/0 no placar, com direito a ponto de quebra perdido. O carioca manteve a distância de 3 games em 4/1 e desperdiçou quatro chances de furar o serviço do belga, que diminuiu para 2/4. Sem novas quebras, João Fonseca dois dos três games finais e fechou a série em 6/3 e 2x1, marcando 1x0 para o Brasil. Ao final da partida, Fonseca salvou 2/2 pontos de quebra contra 12/14 do rival belga, que marcou as oito duplas faltas da série.

Foto: André Gemmer/CBT

Brasil 2x0 Bélgica

No confronto que decidiu o primeiro ponto do Brasil no grupo A da Copa Davis, Thiago Monteiro (76°) derrotou o belga Zizou Bergs (72°) de virada por 4/6 7/6(5) 7/5 em 2h39m. O cearense começou a partida atrás e conseguiu virada espetacular sobre o rival para deixar Mona seleção brasileira em uma situação mais confortável com a vitória inédita garantida em Bologna, na Itália.

O primeiro set da partida vencido por Bergs furando o serviço de Monteiro e abrindo 1/0, o belga ampliou para 2/0 em seguida com saque confirmado. Cada tenista salvou um ponto de quebra, em dois games com 16 bolas ao todo, e o jogo foi à 3/1 para a Bélgica. Em mini parciais rápida, Thiago e Zizou confirmaram serviços e o belga anotou 6/4 e 1x0 na série.

A experiência dos tenistas pesou na segunda parcial e ambos buscaram confirmar saques em games curtos, Zizou perdeu três chances de furar o saque de Thiago, em game com 11 bolas, e o jogo empatou em 6/6, forçando o tie-break. No início do desempate até 7 pontos, Monteiro abriu 2-1 e 4-2, com o placar em 6-3, o cearense perdeu duas oportunidades de fechar a parcial e marcou 7/6(7-5) e 1x1 na série.

No último set, Monteiro salvou duas chances de Bergs furar o seu serviço e deixou o jogo empatado em 1/1. A parcial foi alongada com games curtos e pouca ameaça entre os tenistas, no 11° game, Thiago quebrou o saque de Zizou e marcou 6/5, fechando a partida em 7/5 e 2x1 em seguida. O brasileiro marca 2x0 e garante a vitória do Brasil sobre a Bélgica, primeira do país em três jogos na fase final da Copa Davis e decisiva para buscar a classificação para o mata-mata.


Brasil 2x1 Bélgica

A única derrota brasileira do dia veio na partida de duplas, o embate vencido pelos belgas Sander Gille e Joran Vliegen contra a dupla do Brasil Rafael Matos e Felipe Meligeni por 6/3 3/6 6/4, após 1h39m, eliminou a seleção sul-americana da Copa Davis.

Rafael Matos e Felipe Meligeni abriram a primeira parcial do confronto na frente, os brasileiros marcaram 2/0 e sofreram o empate em 2/2. Após séries de saques confirmados, Sander e Joran viraram a parcial para 5/3, com quebra do saque brasileiro, e anotaram 6/3 e 1x0 na série.

O segundo set da partida de duplas começou equilibrado, a dupla brasileira de Matos/Meligeni furou o serviço dos belgas e abriu 4/2, marcando 5/2 em seguida. Mesmo com game favorável a Gille/Vliegen, Rafael e Felipe marcaram 6/3 e 1x1 na série.

A equipe belga abriu o último set salvando ponto de quebra dos brasileiros, com disputas rápidas e jogo tenso, as duplas confirmaram serviços e o jogo foi alongado. Joran e Sander abriram 5/3 e furaram o serviço brasileiro para marcarem 6/3 e 2x1, anotando o único ponto belga do dia.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar