Últimas Notícias

Candidata Duda Salabert propõe que Belo Horizonte seja sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031

 

Foto: Rafael Bello/COB



A candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), defendeu a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2031 na capital mineira. Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, a candidata conta que quer ver a cidade “sonhar grande” e que, se eleita, irá entrar na disputa para sediar os Jogos.

Além da proposta de Duda, apenas a Prefeitura de São Paulo tem um plano concreto sobre a organização do Pan-Americano no Brasil. Depois de perder a disputa para sediar em 2027, o planejamento para 2031 já começou e um comitê já está sendo formado.

Os argumentos para justificar a proposta em BH tem relação com a economia belorizontina e com a sustentabilidade. Salabert conta em nota que “com uma cidade que, com parte grande dos seus problemas resolvidos, será palco do Pan-Americano mais sustentável da história”.

Problemas como “transporte, mobilidade urbana, ausência de espaços esportivos para as crianças, excesso de imóveis vazios”, dentre outros muitos listados pela candidata seriam, segundo ela, resolvidos com “uma gestão que dará início a programas e políticas (como o Pan-Americano) que têm como fim a melhoria da vida do belo-horizontino”.

Em nota, ela informou que parte do planejamento envolve toda a região metropolitana, além do estado do Espírito Santo, onde aconteceriam as provas de Surf. Isso porque “BH e Vitória são as únicas capitais do Brasil ligadas por transporte sobre trilhos, trem, o que contribui para que as pessoas possam se deslocar entre as duas cidades, de maneira sustentável e segura”.

Além disso, a Lagoa da Pampulha e o Mineirinho também serão usados para os Jogos. A preocupação maior é de que a Lagoa ainda não será propícia para nado e, depois das polêmicas envolvendo o Rio Sena, é preciso ter a certeza de um ambiente saudável para os atletas. Entretanto, a candidata garante sua renúncia caso não haja melhoria considerável na qualidade da água.

Tudo isso deve movimentar a economia local, principalmente no que diz respeito a hotéis, restaurantes e bares.

No entanto, o que muitos eleitores alegam é que a proposta deve fazer sentido para a situação atual da cidade, que ainda precisa de muitas melhorias estruturais, como um transporte público de qualidade.

É importante lembrar também que com São Paulo na disputa, a ideia de Belo Horizonte como sede é no mínimo ousada, tanto por seu tamanho quanto pela sua falta de estrutura esportiva para sediar um campeonato do tamanho dos Jogos Pan-Americanos.

Moradores de BH têm um histórico de protestos sobre trânsito e falta de mobilidade urbana em dias de jogos de futebol. Isso em campeonatos como o Brasilerão, que corresponde a uma fração do número de pessoas que um Pan-Americano comporta.

Assim, a proposta da candidata Duda Salabert poderia sim trazer uma série de melhorias para a cidade, mas seria, realmente, “sonhar grande”, considerando que BH ainda tem um longo caminho pela frente para conseguir, na prática, sediar um Pan-Americano.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar