Foto: Divulgação |
Uma carreta equipada com recursos tecnológicos de última geração está pronta para pegar a estrada rumo a São Paulo, levando uma bagagem repleta de histórias das mais importantes conquistas do esporte nacional e experiências inovadoras que visam ao incentivo da prática esportiva para todas as idades.
O veículo é a versão itinerante do eMuseu da Cultura (www.emuseudacultura.com.br), um projeto inovador de imersão, tecnologia, interatividade e acessibilidade. Em sua primeira edição itinerante, o tema não poderia ser outro: Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e história das Olimpíadas.
Quem visitar a carreta do eMuseu da Cultura entre 16 e 20 de setembro no Parque Baby Barioni (Água Branca) vai experimentar as mais diversas sensações em 12 atividades diferentes, entre elas os simuladores em 3D com óculos de realidade virtual que simularão manobras em esqui, surfe e skate. Os “esquiadores” experimentarão a sensação de descer um cenário entre montanhas cobertas de neve gerando energia. Já os “surfistas” poderão encarar ondas perfeitas numa praia paradisíaca. E quem escolher o simulador de skate deslizará por gráficos de alta definição num cenário urbano. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras, braile e legendas.
A tecnologia também estará presente em um jogo de quebra-cabeça apresentado em realidade aumentada com imagens de peças que, juntas, formarão locais onde foram realizados os Jogos Olímpicos. Outra opção é a do jogo animado no qual o visitante testará a memória encontrando os pares de mascotes olímpicos e paralímpicos, além de poder conhecer 16 mascotes olímpicos de edições dos Jogos de Verão, todos devidamente identificados com legendas também transcritas em braile e com audiodescrição.
Medalhistas em Paris
Em um ano de Olimpíadas, além de se aventurarem nos esportes radicais, os visitantes da carreta do eMuseu da Cultura poderão interagir com os hologramas de 18 atletas olímpicos e paralímpicos e, de quebra, fazer fotos na “companhia” de seus ídolos. Entre eles estão Bruna Alexandre, do tênis de mesa, primeira atleta brasileira a disputar Olimpíadas e Paralimpíadas (medalha de bronze na classe 10), Duda e Ana Patrícia (ouro no vôlei de praia), Beatriz Souza (ouro na individual e bronze na equipe mista de judô) e Guilherme Schimidt (bronze no judô - equipe mistas). Também a partir da experiência holográfica estarão em exposição objetos que fazem parte da história do esporte olímpico mundial como as tochas dos Jogos de Paris 2024, Rio 2016 e Pequim 2008, além das medalhas de ouro, prata e bronze da edição francesa.
Em outro ambiente da carreta será possível experimentar o jogo de dardos no cenário da antiga Olímpia, cidade grega onde nasceram os Jogos Olímpicos. Esse primórdio é contado em uma lousa interativa, passando pelo Templo de Hera, Philippeion e Templo de Zeus, entre outros monumentos.
Além das atrações no interior da carreta, o público poderá curtir a praça ao redor onde serão realizadas atividades esportivas e de preservação ambiental. Também haverá capacitação de professores do ensino público por meio de oficinas de criação de material esportivo. Focada na sustentabilidade, a atividade é baseada no conteúdo pedagógico das cartilhas educativas produzidas pelo projeto.
A carreta itinerante é uma iniciativa da empresa Go Beyond, com patrocínio da Centauro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Secretaria de Estado de Esporte de São Paulo e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
0 Comentários