Últimas Notícias

Com seleção renovada, Brasil inicia novo ciclo olímpico no Sul-Americano de Esportes Aquáticos

Viviane Jungblut é a única atleta que competiu em Paris 2024 e representa o Brasil em Cali (Foto: Divulgação)
Viviane Jungblut é a única atleta que competiu em Paris 2024 e representa o Brasil em Cali (Foto: Divulgação)

O Brasil dá início ao ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028 nesta terça-feira (24), com a disputa do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos de 2024, realizado em Cali, Colômbia. O evento, que abrange cinco modalidades aquáticas, é o principal do continente neste ano e marca a estreia de uma nova geração de atletas na seleção brasileira.

Bicampeão nas edições anteriores, em Lima 2018 e Buenos Aires 2021, o Brasil chega com uma delegação renovada. Dos 21 atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris, apenas a experiente Viviane Jungblut permanece na equipe, disputando as provas de Águas Abertas.

“O ciclo olímpico de Los Angeles já começou. Estamos com uma equipe renovada, cheia de energia e pronta para competir em alto nível. Essa será uma oportunidade de grande aprendizado para nossos jovens atletas”, afirmou Luiz Fernando Coelho, presidente da CBDA e chefe da delegação brasileira em Cali.

Renovação na natação feminina

Uma das principais novidades está na equipe feminina de natação, formada em grande parte por atletas que se destacaram no Sul-Americano Juvenil de 2023, em Buenos Aires. Celine Bispo, Beatriz Bezerra, Agatha Amaral e a jovem promessa de 15 anos, Ana Júlia Amaral, são os principais nomes dessa nova geração que representa o Brasil em Cali.

Nado artístico: mescla de experiência e juventude

Nado artístico (Foto: CBDA)
Nado artístico (Foto: CBDA)

O time de Nado Artístico combina experiência e juventude. Atletas como Vitória Casale e Anna Giulia Veloso, com participações em campeonatos mundiais, se juntam à nova geração liderada por Marina Postal, Eduarda Matos e Alice Tenório, que recentemente competiram no Mundial Júnior em Lima, Peru.

Estreias nos saltos ornamentais

Nos Saltos Ornamentais, cinco dos oito atletas fazem sua estreia no Sul-Americano: Heloá Camelo, Caio Dalmaso, João Margiotto, Rafael Borges e Rafael Max. A equipe também conta com atletas experientes como Anna Lúcia dos Santos, Luana Lira e Luís Felipe Moura, que competiram na edição de 2021.

Polo aquático busca permanecer no topo

Polo aquático (Foto: CBDA)
Polo aquático (Foto: CBDA)

A seleção brasileira de Polo Aquático chega a Cali buscando manter o posto de campeão no feminino e retornar ao título no masculino. A equipe feminina também vem em constante renovação. Para o Sul-Americano de Cali, o time comandado por Paulo Rogério Rocha conta com atletas experientes como Melani Dias e Thatiana Pregolin, assim como jovens como Maiah Nascimento, de 15 anos.

Calendário da competição

O Campeonato Sul-Americano acontece de 24 de setembro a 7 de outubro. Confira o cronograma das modalidades:

  • Nado Artístico: 24 a 27 de setembro
  • Saltos Ornamentais: 24 a 27 de setembro
  • Natação: 30 de setembro a 3 de outubro
  • Polo Aquático: 2 a 7 de outubro
  • Águas Abertas: 5 a 7 de outubro (Lago Calima, a 90 km de Cali)

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar