divulgação/COB |
O Comitê Olímpico Brasileiro confirmou nesta quarta (11) as duas chapas inscritas para a disputa da presidência do COB para o quadriênio 2025-2028. O Atual presidente Paulo Wanderley tentará a reeleição - com Alberto Maciel Júnior como vice - e terá como principal concorrente Marco La Porta - Com Yane Marques de vice. A eleição será no dia 03 de outubro na Assembleia Geral, que será realizada no Centro de Treinamento do COB, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Wanderley e LaPorta são antigos aliados políticos, já que eles formavam a chapa vencedora da última eleição. Antigo vice, La Porta rompeu ligações com o atual presidente e lançou sua candidatura própria. Já Wanderley tenta a reeleição, mesmo com as supostas acusações de que ele não poderia mais se reeleger, já que tinha sido eleito como vice de Carlos Arthur Nuzman, o que configuraria um mandato - não se pode se reeleger mais de uma vez para a presidência e vice-presidência do COB. Segundo a entidade, Todos os candidatos passarão por duas checagens para terem a candidatura oficializada, uma documental e outra de integridade
Além dos cargos de Presidente e Vice-presidente, serão escolhidos sete membros do Conselho de Administração representantes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) filiadas integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e um membro independente do Conselho de Administração pelos próximos quatro anos.
Atualmente, a Assembleia Geral é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.
0 Comentários