Últimas Notícias

Fotógrafo brasileiro captura ippon do filho e leva o judô para as finais do World Sports Photography Awards

Foto de Anderson Neves da Seletiva Nacional Sub-21 de Judô é finalista do World Sports Photagraphy Awards 2024. (Foto: Anderson Neves/CBJ)
Foto de Anderson Neves da Seletiva Nacional Sub-21 de Judô é finalista do World Sports Photagraphy Awards 2024 (Foto: Anderson Neves/CBJ)

O judô brasileiro não brilha apenas nos tatames, mas também no mundo da fotografia esportiva. Nesta semana, o renomado World Sports Photography Awards, uma das mais prestigiadas competições internacionais da área, anunciou os finalistas de 2024. Entre eles, está uma imagem capturada por Anderson Neves, fotógrafo da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

A fotografia, feita durante a Seletiva Nacional de Judô Sub-21 deste ano, eterniza um momento de pura técnica e emoção: um judoca projetando seu oponente no ar, prestes a aplicar um ippon — o golpe perfeito da modalidade. A beleza do registro já seria suficiente para atrair olhares, mas o que torna a imagem ainda mais especial é o protagonista da cena: Ernane Neves, filho de Anderson.
É uma surpresa que me faltam palavras, ter uma foto minha entre as 30 melhores do mundo. Um clique feito de uma das lutas do meu filho, Ernane, que, na ocasião, disputava a Seletiva Nacional e voltava de lesão. Sou militar de carreira e a fotografia para mim é um hobbie que comecei dentro da minha família e aos poucos estou levando para a família do judô brasileiro e, agora, oficialmente, para o mundo.
Militar de carreira, Anderson começou a se aventurar na fotografia como um hobby, inicialmente focando em momentos familiares. Com o tempo, seu talento o levou a capturar momentos decisivos no judô brasileiro, e sua parceria com a CBJ se consolidou em 2022. Desde então, ele tem sido o responsável pela cobertura fotográfica de eventos importantes, como os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o Campeonato Pan-Americano Rio 2024, além de diversas competições nacionais.

Mesmo inscrito na categoria "Amador" do World Sports Photography Awards, devido aos critérios de não ser um fotógrafo profissional de tempo integral, Anderson provou que a dedicação e o olhar afiado não dependem de títulos. Seu trabalho reflete o esforço e a paixão por contar histórias por meio de imagens. 

Lara Monsores, assessora de comunicação da CBJ, também celebrou o reconhecimento.
A foto é, realmente, sensacional e a história - de pai e filho - por trás dela é ainda melhor. Esse reconhecimento é muito merecido. O Anderson é um grande parceiro da CBJ, dedicado e talentoso. Ter uma foto de uma competição nacional entre as melhores do mundo é motivo de muito orgulho para o judô brasileiro e mostra o quão importante é valorizarmos esses profissionais da imagem que eternizam momentos tão especiais para os atletas
Agora, as 30 fotos finalistas passarão por uma nova etapa de avaliação, até que os três vencedores sejam definidos. Enquanto aguarda o resultado, Anderson mantém seu foco e o desejo de ir além:
Eu já estou satisfeito por ter chegado até aqui, mas é óbvio que gostaria de chegar mais longe. Não é fácil a fotografia, exige muito estudo, dedicação, foco, motivação. Eu sinto dores, fome, frio, sono, fico exausto e muitas vezes respiro até menos que os atletas, os quais me fazem lutar, cair, jogar e até chorar junto com os resultados das lutas. Sou muito grato a muitas pessoas que prefiro não citar para não ser injusto. Seguimos contando histórias e, não se esqueçam: ganhou? Olha para o click!
Seja qual for o resultado final, o judô brasileiro já tem motivos de sobra para comemorar, não apenas pela performance dos atletas, mas também pela capacidade de eternizar momentos únicos por trás das lentes de Anderson Neves.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar