Últimas Notícias

França investiga ameaça contra atleta afegã do taekwondo refugiada

 

França investiga ameaça contra atleta afegã do taekwondo refugiada na França
Foto: Reprodução/Instagram

Os promotores franceses estão investigando “assédio cibernético, incluindo ameaça de morte, estupro e outras ameaças através das redes sociais” dirigido a Marzieh Hamidi, uma ex-campeã de taekwondo no Afeganistão, que encontrou refúgio na França após o retorno do Talibã ao poder em 2021. 

Desde o seu exílio, Hamidi tem-se manifestado ativamente contra as restrições impostas pelos talibãs ao vestuário feminino, à educação e a outras liberdades básicas, incluindo a prática de desporto. As suas publicações nas redes sociais, publicadas com a hashtag #LetUsExist, pretendem “ser a voz [daqueles] que não têm voz no Afeganistão”. 

As mensagens sinceras de Hamidi foram partilhadas inúmeras vezes e atraíram a atenção dos meios de comunicação social afegãos e de milhares de pessoas que não ficaram nada satisfeitas com as suas críticas sobre a forma como as mulheres na sua antiga casa estão a ser reprimidas pelo regime actual. Além dos comentários em suas redes sociais, a atleta recebeu milhares de ligações de todo o mundo ameaçando-a.

“O primeiro telefonema veio do Afeganistão. Uma voz em pashto me disse que sabia meu endereço em Paris”, contou Hamidi. “Três mil ligações em 48 horas. os terroristas e aqueles que os apoiam." “Quero que os terroristas que me ameaçam de morte sejam identificados e julgados em tribunal, para que eu possa viver livremente, sem medo e em total segurança”, afirmou Hamidi num comunicado enviado à AFP.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar