Últimas Notícias

Gabriel Tibúrcio e Letícia Lopes obtém duplo ouro no Brasileiro de Atletismo sub-18

Gabriel Tibúrcio e Letícia Lopes obtém duplo ouro no Brasileiro de Atletismo sub-18
Foto: Gustavo Alves/CBAt


Gabriel Souza Tibúrcio (AAARP-SP) e Leticia Evelyn Lopes (IPEC Londrina FEL-PR) venceram os 200 m no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo, na pista da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, no domingo (15). Ambos já haviam conquistado medalhas de ouro, Gabriel nos 100 m e Letícia nos 400 m. 

Gabriel, 17 anos, foi campeão brasileiro nos 200 m com 22.03 (-1.6 m/s). "Por causa do vento contra na reta tive de fazer força, mas me senti bem e fiz uma prova tranquila. Estava muito focado no que tinha de fazer para ganhar também os 200 m. Desde o ano passado o planejado era buscar as duas medalhas", disse Gabriel Tiburcio que foi o campeão dos 100 m na sexta-feira (10.74, -0.5). 

Gabriel, que jogava futebol na Escolinha do Botafogo, em Ribeirão Preto (SP), começou no atletismo em casa, na pandemia, treinando com pneus, cordas e botijão de gás, com os exercícios que já conhecia da prática esportiva. "Sempre gostei de correr", afirma o atleta, que treina na Cava do Bosque e na USP de Ribeirão Preto com Alex Faustino e Sidney Avelino. 

Diogo Kaua Batista Gomes (ASPA-PB) ficou com a medalha de prata nos 200 m e Lenan Labate Barbosa (IEMA-SP) com a de bronze. 

Leticia Evelyn Lopes, que já havia vencido os 400 m rasos, também ganhou sua segunda medalha de ouro na etapa da manhã deste domingo (15/9) nos 200 m, com 24.68 (-2.1). "Fiz uma prova muito boa e estou bem feliz pelas duas vitórias. Vou levar duas medalhas de ouro para casa!" A atleta, de 17 anos, que treina com Rodrigo Bueno, em Cornélio Procópio, integrou a seleção brasileira que foi ao Mundial Sub-20 de Lima (Peru), em agosto. 

Isadora Justiniana Pereira (SESI-SP) conquistou a medalha de prata (25.05) e Victoria Campos de Almeida (ECPG) a de bronze (25.67).

Davi Gabriel Bastos da Silva (Estação Serra-ES) e Vitória Silva Araújo (ASPA-PB) foram os campeões da marcha atlética. Davi, de 16 anos, venceu os 10 km (50:06.66). Vitória, de 17 anos, foi a campeã dos 5 km (27:11).

 "Foi uma prova muito boa, eu estava gripado e isso atrapalhou um pouco. Mas gostei da marca, foi o meu PB (personal best). Botei em prática o que treinamos e deu certo", disse Davi, que ganhou o seu primeiro título brasileiro sub-18. Na temporada passada, nessa mesma pista foi campeão sub-16 (5 km). 

Davi treina na Estação Conhecimento Serra, no Espírito Santo, com Diogo Mello da Rosa, que foi marchador e ficou orgulhoso do resultado de seu atleta. "Acredita que ele fez a mesma marca que eu fiz quando tinha a idade dele?", comentou Diogo, elogiando o atleta que está no primeiro ano da categoria sub-18. 

Vitória Silva Araújo, que é de Campina Grande (Paraíba) e treina com Tanio José de Albuquerque Viana, também venceu com a sua melhor marca pessoal a marcha atlética 5 km. "Eu esperava o pódio, sabia que estava na briga com as meninas, mas queria o ouro sim", disse Vitória que escolheu a marcha atlética. "Faz dois anos que eu marcho, fui brincar e deu certo e escolhi a prova." 

A jovem atleta disse que acompanhou a conquista de Caio Bonfim da medalha de prata nos 20 km da marcha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. "Vibrei pelo Caio e eu estava esperando a medalha dele", disse a atleta que também torceu por Caio e Viviane Lyra marchando em dupla em Paris.

Benjamin da Silva Oliveira (AMAM-AM) venceu o salto triplo com a boa marca de 15,51 m (0,5 m/s), a sétima do Ranking Mundial da World Athletics no ano. Benjamin, de 17 anos, comemorou muito o resultado, a medalha de ouro com a sua melhor marca pessoal. 

Guilherme da Silva Izidoro (Instituto Foz - IAFI) conquistou a medalha de prata (15,23 m) e Gabriel Machado Dutra (ASA Sorriso-MT) a de bronze (14,93 m). "Foi uma prova muito boa, muito bem disputada. Eu vim para cá - de Manaus - com a mente de melhorar o meu PB (personal best), que era 15,20 m e quando consegui saltar 15,07 m na qualificação vi que seria possível. Ser sétimo do mundo é muito, mas muito gratificante", disse Benjamin, que treina na Vila Olímpica de Manaus com Jorge Alfredo Rei. 

Outros bons resultados da última jornada do Brasileiro vieram em provas de campo. Edimara Alves de Jesus (Benônio Gouvêa-ES), capixaba de Itaúnas, que foi ao Mundial Sub-20 de Lima (Peru), em agosto, venceu o arremesso do peso, com 16,02 m. Francisco Paulo Barbosa (AMA-MT) ficou com o título do lançamento do dardo, com 65,54 m.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar