|
Foto: Divulgação/CBCa |
Nesta sexta-feira (20), o canoísta Mathieu Desnos foi segundo colocado na final da prova de contra-relógio do caiaque (K1) em La Seu, na Espanha, pela última etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. O brasileiro ainda competiu na semifinal, mais cedo, e ficou na quinta posição. Abrindo o dia, as preliminares da canoa (C1) foram disputadas com Kauã da Silva avançando para a semifinal na chave masculina após duas descidas, no naipe feminino, Omira Estácia foi eliminada.
Na final do K1, Mathieu Desnos fez descida impecável e provisioramente assumiu a primeira colocação da prova, sendo ultrapassado por apenas um atleta e finalizando na segunda posição com o tempo de 88.80s, a frente do campeão olímpico de Paris-2024 Giovanni de Gennaro (ITA).
Mais cedo, nas provas de abertura do C1 em La Seu, Kauã da Silva obteve classificação para a semifinal após finalizar a sua segunda descida na oitava posição, com 10 vagas em jogo. Por outro lado, após ficar fora das finais do caiaque, ontem (19), Omira Estácia novamente falhou em alcançar a semifinal nesta sexta (20).
Final K1
A descida de Mathieu Desnos na final em La Seu foi brilhante, o brasileiro foi o quinto a descer e assumiu provisioramente a liderança da prova com o tempo de 88.80s, ficando 0.05s a frente do campeão olímpico em Paris-2024 Giovanni de Gennaro e 0.19s do terceiro colocado Ziga Lin Hocevar (SLO). O tcheco, dono do ouro olímpico de Tóquio-2020, Jiri Prskavec ultrapassou Desnos ao anotar 87.47s (1.33s de Mathieu).
O francês de nascimento Mathieu Desnos, após alcançar a semifinal da prova na 18° colocação, na última quinta-feira (20), superou mais uma fase ao avançar a final com a quinta posição, empatando com o francês Anatole Delassus com o tempo de 90.83s, na descida ambos sofreram uma penalidade de 2s e ficaram a 3.35s do líder Xabier Ferrazzi (ITA).
Contra-relógio C1
O jovem Kauã da Silva alcançou a semifinal, pela
segunda semana seguida, após completar a sua segunda tentativa da canoa na oitava colocação com o tempo de 97.75s, sem sofrer punições por toques ou perdas de portões, terminando apenas 5.26s do líder Matej Benus (SLV). Na sua primeira chance de avançar, Kauã marcou 99.08s, suficiente para 27° posição, com 20 vagas disponíveis.
A mineira Omira Estácia não repetiu o desempenho da semana passada, quando disputou as semifinais da canoa, e foi eliminada na fase preliminar da classe. Na primeira bateria, Omira completou o circuito em 123.98s, tendo uma punição de 2s adicionada ao tempo final de 121.98s, a marca alocou Estácia na 31° colocação.
Na segunda tentativa a brasileira ficou longe da classificação, Omira anotou o tempo de 117.83s, mas uma punição por perda de portão e uma por toque, acumulando 52s, aumentou a marca da brasileira para 169.83s, finalizando a prova na 18° posição, com 10 lugares disponíveis para a semifinal na bateria 2. A brasileira volta a entrar na água na disputa do caiaque cross.
0 Comentários