Miriam Jeske/COB |
A partir deste sábado (21) começa em Zurique (SUI) e vai até o dia 29 de setembro o mundial de ciclismo e paracilismo, que pela primeira vez serão disputados simultaneamente. Estarão reunidos os principais ciclistas e paraciclistas do mundo em busca da camisa arco-íris de campeão mundial.
Sábado (21) a competição começa com os paralímpicos, com o revezamento da equipe mista em Handbike. Domingo (22) teremos as competições de contrarrelógio masculino e feminino. No próximo final de semana, serão disputadas as provas de corrida da elite feminina e masculina.
O Brasil tem no start list os nomes de Diego Mendes, que vai disputar a prova do Contrarrelógio e de Armando Camargo, o 'Piá', que deverá disputar a prova de elite, assim como Tota Magalhães (foto acima) no feminino. Nos sub23 teremos Andrey Braguini André, Otávio Augusto Gonzeli e Victor Cezar de Paula e no júnior, Guilherme Lino, Henrique Bravo e Luiz Fernando Bomfim de Almeida
Já no paralímpico, o Brasil conta com 19 atletas. São eles:
Mariana Garcia é uma das chances de pódio do Brasil no paraciclismo (foto: Marcelo Zambrana/CPB) |
Handbike: Marcos Antônio Mello Junior (H1), Gilmara Rosário (H2),Jady Malavazzi e Mariana Garcia (H3), Ulisses Leal e Josiane Nowacki (H4) e Ronan Fonseca e Antônio Marcos Moura (H5)
Bike: Carlos Alberto Soares (C1), Victor Herling, Sabrina Custódia e Victória Camargo (C2), Amanda Antunes (C3), André Grizante e Gabriel Ribeiro (C4) e Lauro Chaman e Fabiana Assis (C5)
Classe B (deficientes visuais): Bianca Garcia e Lara Rodrigues Marinho (Piloto)
Atual campeão mundial e olímpico, Remco Evenepoel vai defender sua camisa arco íris em Zurique (foto: AP) |
Entre as estrelas do mundial, temos no masculino nomes como o campeão olímpico Remco Evenepoel, os eslovenos Primoz Roglic e Tadej Pogacar, os britânicos Tom Piddcock, Simon e Adam Yates, o eritreu Biniam Girmay, o equatoriano Richard Carapaz, o francês Julian Alaphilippe, o italiano Fillipo Ganna e os portugueses Rui Costa e João Almeida.
No feminino, a grande novidade é a presença da pentacampeã mundial e campeã olímpica Pauline Ferrand-Prevot (FRA), que vai migrar para o ciclismo estrada em 2025 com o objetivo de ganhar o Tour de France femmes. Chloe Dygert e Kristen Faulkner (USA), Elisa Borghini (ITA) e Lotty Kopecky (BEL) estão presentes
Após dominar o ciclismo mountain bike, Pauline Ferrand Prevot agora quer ser a soberana no ciclismo estrada (foto: UCI) |
Confira a programação:
Sábado, 21 de setembro:
Revezamento de equipe mista Handbike
Domingo, 22 de setembro:
Contrarrelógio individual Elite (M/F)
Contrarrelógio individual classe B e C4-5 (F)
Segunda-feira, 23 de setembro:
Contrarrelógio individual Júnior e Sub 23 (M)
Contrarrelógio individual classe B e C4-5 (M)
Terça-feira, 24 de setembro:
Contrarrelógio individual Júnior (F)
Contrarrelógio individual C1-3 e H3-5 (F) e C1-3 e H1-5 (M)
Contrarrelógio individual H1-2 (F) e T1-2 (M)
Quarta-feira, 25 de setembro:
Contrarrelógio por equipes – revezamento misto
Prova de estrada classe B (M/F)
Quinta-feira, 26 de setembro:
Prova de estrada Júnior (F/M)
Prova de estrada H1-2 (M) e H1-5 (F)
Prova de estrada C3 e C4-5 (M)
Sexta-feira, 27 de setembro:
Prova de estrada Sub 23 (M)
Prova de estrada C1 e C2 (M)
Prova de estrada T1-2 (M/F)
Sábado, 28 de setembro:
Prova de estrada Elite (F)
Prova de estrada H3 (M)
Prova de estrada C1-3 e C4-5 (F)
Domingo, 29 de setembro:
Prova de de estrada Elite (M)
Prova de estrada H4 e H5 (M)
Onde assistir o mundial de ciclismo no Brasil?
Como até o momento nenhum emissora anunciou que passará o evento, a opção será acompanhar pelo o Youtube da UCI (União Ciclística Internacional) pelo link https://www.youtube.com/@ucichannel e vai transmitir as principais provas, possivelmente com nenhum tipo de geoblock para o país.
0 Comentários