Foto: © Gaspar Nobrega/COB |
No último dia de competições da etapa de Ivrea, na Itália, da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, Pepê Gonçalves fez uma campanha sólida e caiu na semifinal da disputa do caiaque cross, enquanto isso Omira Estácia caiu na segunda fase, Kaua da Silva não se classificou na preliminar e Mathieu Desnos não entrou na água. Confira a campanha dos brasileiros na modalidade radical do slalom:
O canoísta olímpico Pepê Gonçalves, eliminado na fase de baterias da prova, nos Jogos de Paris 2024, avançou como 24° no contra-relógio qualificatório, ficou em primeiro no heat 6 e segundo nas quartas de final antes de ser quarto e último na semifinal, ficando sem possibilidade de contestar o título em Ivrea. Kauã da Silva iniciou a campanha na preliminar e não conseguiu vaga na fase principal após fechar a sua única tentativa em 70° lugar, já Mathieu Desnos não competiu e foi desclassificado. Na chave feminina, Omira Estácia foi terceira no heat 3 e não prolongou sua campanha nas águas italianas.
A campanha no caiaque cross de Pepê Gonçalves começou com o tempo de 48.06s e a 24° posição, essa etapa serve para ranquear os canoístas e classificar os melhores para a fase de grupos. Na bateria 6, Pepê venceu a disputa contra Joseph Clarke (GBR), Finn Butcher (NZL) e Stefan Hengst (ALE), garantindo seu lugar nas quartas de final. Com o mesmo sistema de quatro barcos buscando duas vagas, Joseph Clarke terminou na liderança com Gonçalves em segundo, já Salim Jemai (TUN) e David llorente (ESP), punido com 1 falta, foram eliminados.
Na semifinal, Pepê novamente enfrentou Joseph, mas dessa vez uma falta de 2 pontos no segundo portão foi determinante para o brasileiro ser eliminado na última posição, enquanto o britânico avançou. Na final, foi a vez de Clarke sofrer 3 penalizações e ficar fora do pódio, em quarto lugar. Menos experiente no cross, ou caiaque extremo, Kauã da Silva participou do contra-relógio e ficou na 70° posição com 32 vagas disponíveis para a rodada seguinte. Cotado para uma boa campanha na modalidade, Mathieu Desnos não iniciou sua trajetória ao abandonar a prova deste domingo.
A única mulher presente na delegação brasileira em Ivrea, Omira Estácia, avançou com um ótimo tempo na fase de contra-relógio ao completar o circuito em 52.56s, na 12° posição e a 1.17s da líder Lena Teunissen (NED). Na fase de baterias, Omira competiu no heat 6 e terminou a prova na terceira colocação, atrás de Mallory Franklin (GBR) e Ivana Chlebova (SVK), sendo eliminada da competição.
Pontuação dos brasileiros na Copa do Mundo
Caiaque Masculino
19° - Pepê Gonçalves - 81 pontos
19° - Pepê Gonçalves - 81 pontos
Caiaque feminino
9° - Ana Sátila - 114
9° - Ana Sátila - 114
32° - Omira Estácia - 49
Canoa masculina
39° - Kauã da Silva - 32
43° - Charles Correa - 26
Canoa feminina
4° - Ana Sátila - 135
40° - Omira Estácia - 34
Cross masculino
1° - Pepê Gonçalves - 115
Cross feminino
32° - Omira Estácia - 11
32° - Omira Estácia - 11
36° - Ana Sátila - 8
0 Comentários