Brasileiro de Ginástica Rítmica 2024 Foto: Instagram/CBG |
Palco de ginastas de todo o Brasil, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica possui três níveis que, por sua vez, são divididos em grupos: o nível II é dividido em quatro grupos, o nível I em dois grupos e o nível Elite com apenas um grupo.
Aquelas que nunca disputaram campeonatos brasileiros em nenhuma categoria ou nunca competiram na categoria adulta, estão no nível II; no nível I estão atletas de 16 anos que já participaram de campeonatos. No nível Elite estão as ginastas com alta pontuação no ranking e que já participaram de diversas competições, como é o caso da campeã dos Jogos Pan - Americanos. Maria Eduarda Alexandre.
Não é obrigatório que as ginastas se apresentem em todos os aparelhos. Elas podem escolher realizar somente as suas melhores provas. Nesse caso, aquelas com oito melhores notas disputam a final por aparelhos.
Primeiros dias de competição
No primeiro dia tiveram apresentações do Individual Geral Adulto nível I e II nos aparelhos de arco e bola, com a sequência nas maças e fita realizada nesta sexta - feira, segundo dia de competição.
Foto: Instagram/ CBG |
Ainda que as maças e a fita sejam considerados aparelhos mais complexos e desafiadores da ginástica rítmica, ao som de ritmos pop, tango, o clássico sertanejo "Evidências" e até mesmo a trilha sonora do filme Matrix, foram apresentadas coreografias enérgicas e habilidosas que demonstram um pouco da personalidade e estilo de cada ginasta.
No segundo dia, após as apresentações dos níveis I e II, aconteceu a premiação do individual geral adulto nível I, com Geane Silva, da Agito(PR), em primeiro lugar (110.200 pontos), Renata Diniz, do GRM(MG), em segundo lugar (109.350 pontos) e a estreante no individual geral adulto, Júlia Barrim, da Fantástica(PR), em terceiro lugar (107.650 pontos).
Campeãs do Individual Geral Adulto nível I Foto: Instagram/ CBG |
A terceira parte do segundo dia de campeonato foi marcada pelo início das apresentações do Adulto Elite com o arco e a bola. Amanhã haverão as apresentações com as massas e a fita, com a final da categoria a partir das 18h:30 de Brasília
O Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de Conjunto de Ginástica Rítmica vão até domingo, dia 29. A transmissão acontece no youtube pela TV CBG e pelo Canal Olímpico do Brasil
0 Comentários