Últimas Notícias

Aitana Bonmati leva Bola de Ouro pelo segundo ano seguido; Arthur Elias fica em terceiro na eleição de melhor treinador

De branco, Aitana seugra a Bola de Ouro. Ela é branca e morena
Foto: Franck Fife/AFP


A espanhola Aitana Bonmati conquistou nesta segunda (28), o prêmio de melhor jogadora do mundo da revista France Football, a Bola de Ouro. Campeã de tudo na Espanha e da Liga dos Campeões na temporada, essa foi o segundo ano seguido que ela levou o prêmio.

Gabi Portilho, do Corinthians, foi a melhor brasileira na premiação, sendo a 18ª. A atacante responsável pelo gol contra a França no 1 a 0 nas quartas de final dos Jogos Olímpicos em uma temporada na qual ela foi protagonista sendo campeã brasileira, sul-americana e medalha de prata olímpica conseguiu um top-20 jogando na América do Sul, algo raro na premiação;

Tarciane, que jogou nesta temporada pelo Corinthians e Houston Dash, ficou na 23ª colocação da premiação. Duas vezes dona da Bola de Ouro, Alexia Putellas ficou com a décima colocação.

O top-3 foi fechado pelas também jogadoras do Barcelona, Caroline Graham Hansen (NOR) e Selma Paraluello (ESP)

O Barcelona foi eleito o melhor time do mundo no feminino. Campeão da Liga dos Campeões desta temporada, além de outras três taças, dominando o cenário nacional, o time com grandes estrelas do futebol mundial como Paraluello, Putellas, Guijarro, Hansen e Walsh levou o prêmio pelo segundo ano seguido, tendo sete jogadoras do elenco concorrendo a melhor do mundo.

Jenni Hermoso, campeã do mundo em 2023, recebeu o Prêmio Sócrates, premiação dada a personalidades do futebol que tomam ações para a melhora do esporte. Ela foi vítima de assédio sexual na premiação do torneio ao ser beijada sem consentimento pelo então presidente da Federação Espanhol, Luís Rubiales. Desde então, ela se tornou porta-voz da luta contra a violência de gênero no futebol.

O prêmio de melhor treinador(a) de futebol feminino foi para Emma Hayes. Ela treinou o Chelsea e a seleção dos Estados Unidos na última temporada, sendo campeã olímpica. O treinador do Brasil, Arthur Elias, estava entre os finalistas e ficou com a terceira colocação. 

Arthur concorreu levando em conta o final de seu trabalho no Corinthians e o início na seleção. Em 2022, Pia Sundhage foi a terceira no prêmio The Best. Assim, o Brasil feminino volta a ter um técnico reconhecido entre os melhores em pouco tempo.  O brasileiro ficou a frente de grandes nomes como a ex-treinadora do Lyon, Sonia Bompastor.

O prêmio de melhor jogador sub-21, o Troféu Kopa, foi para Lamine Yamal, que foi campeão da Eurocopa com a Espanha, 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar