Alejo Muniz recebido por Samuel Pupo, que também garantiu vaga em Portugal (Foto: @WSL / Manel Geada) |
O catarinense Alejo Muniz garantiu seu retorno ao World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) após uma espera de oito anos no Challenger Series. Ele conquistou a terceira vaga brasileira no G-10 de forma antecipada ao derrotar o paulista Edgard Groggia nas quartas de final do Ericeira Pro 2024, em Portugal, neste sábado (05/10). A vitória encerra um longo período de desafios e marca o retorno de Alejo à elite, da qual ele se afastou em 2016.
Após sua emocionante vitória, Alejo refletiu sobre sua trajetória:
Nem consigo acreditar que finalmente aconteceu. Trabalhei tanto nos últimos 8 anos, passei por muitos altos e baixos, mas felizmente consegui. Não sou mais criança, mas nunca deixei de acreditar em mim mesmo e, especialmente, em Deus. Sempre rezei muito para ter mais uma oportunidade e ela veio agora.
O surfista fez questão de transmitir uma mensagem de perseverança para seu filho, destacando o poder do trabalho duro e da fé.
Batalha nas quartas de final
Alejo Muniz é o terceiro brasileiro a garantir vaga no CT 2025 por antecipação (Foto: @WSL / Laurent Masurel) |
A disputa entre Alejo Muniz e Edgard Groggia foi acirrada. Alejo apostou em um surfe de borda, com batidas e rasgadas, enquanto Edgard se destacou com manobras aéreas. Groggia liderou com notas 6,60 e 7,33, mas Alejo garantiu a vitória com uma última onda que rendeu 7,93 pontos, fechando o placar em 14,20 a 13,93 e selando sua vaga no CT 2025.
Groggia ainda tem chances de se classificar, precisando de um bom resultado na etapa final do Challenger Series, o Corona Saquarema Pro 2024, que acontece entre os dias 12 e 20 de outubro na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro.
Outros brasileiros no EDP Ericeira Pro
Samuel Pupo bateu todos os recordes na vitória sobre Mateus Herdy (Foto: @WSL / Manel Geada) |
Samuel Pupo também avançou para as semifinais após bater o recorde do evento em uma emocionante bateria contra Mateus Herdy. Samuel somou notas 9,27 e 8,77, totalizando 18,04 pontos, contra 17,30 de Herdy. Com esse resultado, Samuel consolidou sua vaga no CT 2025, juntando-se ao irmão, Miguel Pupo, que foi eliminado nas quartas de final por Joel Vaughan, mas ainda permanece bem posicionado no ranking.
Laura Raupp conseguiu o seu melhor resultado em etapas do Challenger Series (Foto: @WSL / Laurent Masurel) |
No feminino, a jovem catarinense Laura Raupp, de 18 anos, foi eliminada nas quartas de final pela veterana australiana Sally Fitzgibbons, que garantiu sua vaga no CT 2025. Laura teve uma participação de destaque, com notas expressivas, demonstrando que está cada vez mais preparada para competir em nível mundial. Ela representa a nova geração do surfe feminino brasileiro e tem grande potencial para brilhar no cenário internacional nas próximas temporadas.
Brasileiros dominam o Challenger Series
Atualmente, seis brasileiros estão no G-10 do Challenger Series: Ian Gouveia lidera, seguido por Samuel Pupo, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Edgard Groggia e Michael Rodrigues. A expectativa agora é para o desempenho deles em Saquarema, onde as vagas para o CT 2025 serão confirmadas. Com a classificação de Alejo Muniz, o Brasil já conta com nove surfistas garantidos no CT do próximo ano, incluindo os campeões mundiais Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira.
Resumo dos resultados das quartas de final
Masculino
- Bateria 1: Alejo Muniz (BRA) 14,20 x 13,93 Edgard Groggia (BRA)
- Bateria 2: Callum Robson (AUS) 11,33 x 11,00 Kanoa Igarashi (JPN)
- Bateria 3: Joel Vaughan (AUS) 10,33 x 4,53 Miguel Pupo (BRA)
- Bateria 4: Samuel Pupo (BRA) 18,04 x 17,30 Mateus Herdy (BRA)
Feminino
- Bateria 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 12,33 x 9,63 Laura Raupp (BRA)
- Bateria 2: Noah Klapp (ALE) 11,47 x 10,34 Yolanda Hopkins (POR)
- Bateria 3: Kirra Pinkerton (EUA) 11,16 x 8,60 Bella Kenworthy (EUA)
- Bateria 4: Tya Zebrowski (FRA) 14,26 x 13,30 Isabella Nichols (AUS)
Semifinais do EDP Ericeira Pro 2024
As semifinais serão realizadas neste domingo, com transmissão ao vivo pelo site da WSL.
Masculino
- Bateria 1: Alejo Muniz (BRA) x Callum Robson (AUS)
- Bateria 2: Samuel Pupo (BRA) x Joel Vaughan (AUS)
Feminino
- Bateria 1: Sally Fitzgibbons (AUS) x Noah Klapp (ALE)
- Bateria 2: Kirra Pinkerton (EUA) x Tya Zebrowski (FRA)
0 Comentários