Aconteceu nesta sexta-feira (18) e sábado (19) a disputa do Campeonato Brasileiro de Levantamento Sub-17 de 2024. A competição foi realizada na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, e contou com a presença dos principais nomes do país na categoria. As boas marcas alcançadas pelos jovens pesistas indicam o crescimento da modalidade no Brasil.
O destaque do primeiro dia de competições foi Isanelly Cristina, de apenas 13 anos, que competiu na categoria até 40kg feminino. Além do título brasileiro, Isanelly alcançou uma grande marca na prova do arremesso, levantando 77kg, peso que seria recorde mundial, mas que por não se tratar de uma competição internacional e com delegados da entidade, não será homologado pela IWF.
Isanelly foi soberana na sua categoria e somou 77kg de arremesso mais 57kg no arranco, computando 134kg no total, quase o dobro da medalhista de prata, Micaely Campos (68kg no total). O bronze ficou com Júlia de Paula (66kg no total).
Outro destaque da sexta-feira foi a surpresa na categoria até 55kg feminino. Principal favorita ao ouro e atleta da seleção brasileira, Beatriz Kamille acabou superada por Emily Küster, que ficou com o título ao levantar 65kg no arranco, 91kg no arremesso e 156kg no total. Beatriz ficou com a prata com um quilo a menos que Emily. O bronze ficou com Anna Luiza Terra (148kg no total).
Nas disputas deste sábado, Laila Grimaldi foi quem brilhou e anotou quatro novos recordes brasileiros na categoria até 81kg feminino. A atleta da Seleção Brasileira estabeleceu a marca de 95kg no arranco, quatro quilos acima do índice anterior das categorias sub-17 e sub-20, pertencentes a ela própria, e em seguida quebrou também os recordes do total das duas faixas etárias, com 198kg somados.
Laila ficou com o título brasileiro e teve quase trinta quilos de vantagem sobre a segunda colocada de sua categoria, Maria Eduarda Souza, que levantou 170kg no total. O bronze foi para Nicolly de Sousa com 125kg totais.
Outra marca expressiva da disputa de ontem aconteceu na categoria 89kg masculino. Isaac Corrêa fez a maior marca do Campeonato Brasileiro Sub-17 deste ano ao levantar 260kg no total, somando os 120kg no arranco e os 140kg no arremesso. Ele garantiu o título nacional com cerca de oitenta quilos de vantagem para o medalhista de prata, que foi Gustavo Dimer (187kg no total). O bronze ficou com Guilherme da Silva (180kg totais).
As marcas alcançadas pelos atletas, durante o Brasileiro Sub-17, serão consideradas pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos e pela Comissão Técnica como critério para a confirmação das seleções nacionais que participarão dos próximos Campeonatos Internacionais no primeiro semestre do ano de 2025.
Neste domingo (20), a Vila Olímpica da Mangueira recebe o VII Festival Nacional Mangueira de Levantamento de Pesos que tem o objetivo de proporcionar o primeiro contato de crianças e jovens com a modalidade.
*com informações da Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)
0 تعليقات