Últimas Notícias

Brasil conquista três bronzes no Mundial Junior de Judô

Bianca Reis (57 kg) conquistou o bronze
Bianca Reis (57 kg) conquistou o bronze / Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF


Entre os dias 02 a 06 de outubro de 2024, foi realizado em Dushanbe, capital do Tajiquistão, o Mundial Junior de Judô. O evento contou com a presença de mais de 500 jovens atletas provenientes de 67 diferentes delegações. O Brasil participou levando 18 atletas, 9 em cada naipe.

Nas categorias masculinas, na até 60 kg, Michel Augusto (SESI-SP) venceu ao sérvio Marko Jorgic e ao ucraniano Nazar Viskov, mas perdeu na sequência para o estadunidense Jonathan Yang e foi eliminado. Na final, ouro pro japonês Yamato Fukuda ao derrotar o atleta da casa Loiq Kudbudinov. Os bronzes ficaram com Murodil Murodillaev, do Uzbequistão, e com Talgat Orynbassar, do Cazaquistão.

Na até 66 kg, Ronald Lima (Esporte Clube Pinheiros) perdeu na estreia frente ao cazaque Magzhan Alzhanov. Outro brasileiro na chave, Iago Santos de Oliveira (Minas Tênis Clube) até passou pelo britânico Lewis Fryer, mas logo depois perdeu pro atleta neutro German Kobets. No fim Kobets levou um dos bronzes, com o outro ficando pra Alessio de Luca, da Itália. A final entre japoneses foi vencida por Shuntaro Fukuchi, deixando Kairi Kentoku com a prata.

Na até 73 kg, Guilherme de Oliveira (Paineiras do Morumby) até venceu a primeira luta contra o armênio Artak Torosyan, mas foi eliminado na sequência pelo moldavo Renat Croitoru. Em outra final japonesa, Keito Kihara levou a melhor sobre seu compatriota Yusuke Takeichi. Os bronzes ficaram com o uzbeque Mardon Ravshanov e com o tajique Muhiddin Asadulloev.

Na até 81 kg Luan Almeida (SESI-SP) passou por Dosbol Balgabay, do Cazaquistão, e por Agajan Ayhanov, do Turcomenistão, mas foi derrotado pelo anfitrião Sunatullo Musoev. Ainda assim voltou na repescagem, mas uma nova derrota pra um tajique, desta vez pra Muhammad Yusufzoda acabou com as chances do brasileiro. O campeão da categoria foi o georgiano Luka Javakhishvili ao derrotar o chinês Jiangnan Wang. Os bronzes foram pro azerbaijano Suleyman Shukurov e pro cazaque Azat Kumisbay.

Na até 90 kg Jessé Barbosa (Sogipa) triunfou sobre o egípcio Aly Abdelaal e sobre o luxemburguês Micha Welter, entretanto uma derrota para o uzbeque Alisher Samanov eliminou ao brasileiro. Samanov junto com o moldavo Vadim Ghimbovschi ficaram com os bronzes, enquanto que o ouro foi pro japonês Komei Kawabata ao vencer o atleta neutro de origem russa Egor Malkin na final.

Na até 100 kg Matheus Guimarães (Instituto Reação) perdeu na estreia para o francês Fares Mekhoukh, que por fim viria a conquistar um dos bronzes. O outro bronze foi pro azerbaijano Azhdar Baghirov. Já André Kramer (Grêmio Náutico União) que também disputava a categoria, venceu ao indiano Krish Rakholiya, mas perdeu pro húngaro Mate Lakos, sendo eliminado. O ouro foi pro uzbeque Mukhammadsodik Sodikov ao vencer o japonês Nozomu Miki na final.

Na acima de 100 kg o único representante brasileiro, Andrey Coelho (Grêmio Náutico União), passou pelo alemão Mortaza Suha, mas foi derrotado logo depois pro turco que viria a conquistar um dos bronzes, Ibrahim Tataroglu. O outro bronze ficou com o georgiano Saba Kardava. O medalhista de ouro foi o atleta neutro de origem russa Denis Batchaev ao derrotar o azerbaijano Kanan Nasibov.


Partindo para as categorias femininas, na até 48 kg Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube) passou por Dilara Kandymova, do Turcomenistão e Nohade Riadi, do Marrocos, porém foi derrotada pela japonesa Sachiyo Yoshino, que viria a conquistar a prata ao perder pra chinesa Xinran Hui na final. Clarice voltou na repescagem e faturou um dos bronzes ao derrotar a húngara Szabina Szeleczki. O outro bronze ficou com a atleta neutra de origem russa Kristina Dudina.

Na até 52 kg Rafaela Rodrigues (Esporte Clube Pinheiros) derrotou a alemã Tabea Nika Mecklenburg, a espanhola Laura Gomez Antona e a tajique Madina Qurbonzoda. A sequência de vitórias da brasileira só foi interrompida pela japonesa Iroha Oi, atleta que ficaria com o ouro ao derrotar sua compatriota Senju Nosho na final. Rafaela voltou na repescagem pra disputa do bronze, mas uma nova derrota, desta vez pra francesa Alyssia Poulange acabou com as chances da brasileira. O outro bronze foi pra sul-coreana Mio Huh.

Na até 57 kg tivemos duas representantes. Beatriz Comanche (Umbra-Vasco da Gama) derrotou a sul-coreana Yuri Nam, a húngara Luca Veg e a espanhola Adriana Saez Hevia, mas foi superada por Riko Honda, que viria a ficar com o ouro ao derrotar a chinesa Yuying Tao na final. Já Bianca Reis (Esporte Clube Pinheiros) passou por Mio Shirakane, do Japão, e Odalis Santiago Santana, da Espanha, até ser derrotada por Tao. Na repescagem Bianca Reis venceu a azerbaijana Fidan Alizada e a brasileira Beatriz Comanche pra ficar com um dos bronzes. O segundo bronze da categoria foi pra polonesa Karolina Siennicka.

Na até 63 kg Eduarda Bastos (SESI-SP) ganhou da austríaca Franziska Schloegl, porém na luta seguinte perdeu pra italiana Sara Corbo e foi eliminada. O ouro da categoria ficou com a francesa Melkia Auchecorne ao vencer a italiana Savita Russo na final. Os bronzes foram pra japonesa So Morichika e pra tcheca Anna Skalska. 

Na até 70 kg Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube) superou a croata Jana Cvjetko e a quirguiz Alina Moldokulova, mas foi derrotada por Rin Maeda, do Japão. Kaillany voltou na repescagem, entretanto a derrota pra chinesa Huiting Yuan selou as chances da brasileira. A austríaca Elena Dengg sagrou-se campeã ao derrotar a suíça April Lynn Fohouo na decisão. Os bronzes foram conquistados por Kaja Schuster, da Eslovênia e por Tayla Grauer, da Alemanha.

Na até 78 kg Dandara Camilo (Sociedade Esportiva Palmeiras) conquistou o bronze. Para tal, a brasileira derrotou a indiana Shruti Uniyal, a croata Lorena Perkovic e a tcheca Marie Kosnarova. Depois perdeu pra colombiana Brenda Olaya que viria a ser campeã ao derrotar a alemã Mathilda Sophie Niemeyer na última luta. Na repescagem Dandara venceu a atleta neutra de origem russa Polina Iudina e faturou a medalha de bronze. O outro bronze foi pra alemã Eva Ronja Buddenkotte.

Na acima de 78 kg Enya Pires (Grêmio Náutico União) perdeu na estreia pra egípcia Safa Soliman que ao fim das disputas levaria um dos bronzes. O outro foi pra japonesa Chihiro Yamaguchi ao vencer a brasileira Olívia Oliveira (Minas Tênis Clube) na repescagem. Até chegar à repescagem, Olívia havia vencido a georgiana Nino Papidze e a croata Marcelina Vranjes e perdido pra atleta que viria a ser a campeã, a sul-coreana Hyeonji Lee. A medalha de prata ficou com a francesa Celia Cancan.

Na competição por equipes mista o Brasil enfrentou a Mongólia e perdeu por 4-2, sendo eliminado na estreia. 

Ao fim de todas as disputas, o Japão dominou o quadro de medalhas geral com 6 ouros, 5 pratas e 2 bronzes. Em segundo lugar ficou a China com 1 ouro e 2 pratas e em terceiro a França com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes. Com os três bronzes (Clarice Ribeiro, Bianca Reis e Dandara Camilo) o Brasil ficou em 14º lugar num total de 21 países medalhados.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar