Últimas Notícias

Brasília acerta últimos detalhes para sediar Copa do Mundo e Mundial Júnior de High Diving

Brasília acerta últimos detalhes para sediar Copa do Mundo e Mundial Júnior de High Diving
Foto; Sátiro Sodré/Saltos Brasil 



A Saltos Brasil entra na reta final dos preparativos para receber as primeiras competições internacionais de high diving da história do país. Entre os dias 11 e 13 de outubro, Brasília sedia a Copa do Mundo e o Mundial Júnior da modalidade em um dos cartões-postais da cidade: a Ponte JK. São esperados mais de 80 atletas, de 19 países, saltando de até 27 metros de altura. Números que fazem deste evento de high diving o maior já organizado no mundo em total de participantes.


“Será um evento inédito e histórico para o Brasil, realizado em uma das mais belas paisagens da capital federal. Estamos falando de uma modalidade relativamente nova, ainda pouco conhecida do grande público, mas que impressiona pela beleza e pelo aspecto radical. Os melhores atletas do mundo estarão presentes e tenho certeza que vão oferecer um belíssimo espetáculo”, afirma Ricardo Moreira, Presidente da Saltos Brasil e Diretor-geral da competição.

Dentre os principais nomes confirmados, destacam-se: a tetracampeã mundial Rhiannan Iffland (Austrália); a duas vezes vice-campeã mundial Molly Carlson (Canadá); os campeões mundiais Aidan Heslop (Grã-Bretanha) e Cristian Popovic (Romênia); além de Gary Hunt (França), bicampeão mundial e decacampeão do circuito Red Bull Cliff Diving. A competição é classificatória para o Mundial de Singapura 2025.

O Brasil conta com sete atletas: Janine Freitas, Gabriel Perdigão e Rafael Borges no Mundial Júnior; Jucelino Júnior e as irmãs Jaki e Paty Valente na Copa do Mundo; e Miguel Cardoso, em ambos.

“Temos uma equipe promissora, que mescla juventude e experiência. O Jucelino vive na França há alguns anos e disputou o Mundial de Doha nesta temporada, enquanto a Jaki e a Paty já disputaram várias etapas do circuito da Red Bull. Quanto aos mais jovens, temos o Perdigão treinando no Rio de Janeiro e os demais em Brasília, que possui atualmente um dos principais centros de formação de atletas das Américas”, explica Ricardo Moreira, que integra também o Comitê Técnico de High Diving da World Aquatics.

As plataformas terão alturas diferentes, de acordo com cada categoria. Na Copa do Mundo, os atletas saltam de 27m na prova masculina e 20m na feminina. Já no Mundial Júnior, são 15m para jovens de 17 a 19 anos e 12m para aqueles com até 16 anos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar