Instagram/CBDN |
Por Eduardo Gigante e Marcos Antonio
Os próximos Jogos Olímpicos serão de inverno em Milão e Cortina D'Ampezzo em 2026. E a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) se mostra bastante confiante que será uma participação histórica do Brasil em solo italiano. Em entrevista durante a COB Expo, o gerente da CBDN Gustavo Haidar explicou que a entidade vem se planejando a 10 anos para os próximos Jogos:
"A expectativa da CBDN é enorme para os jogos de 2026. A gente construiu um planejamento estratégico lá em 2015 começando em 2016, então foi o projeto de 10 anos. Tomou dois ciclos e meio, e a gente chegou no tão esperado jogos de inverno com a chance de termos possibilidades reais de medalha com o Lucas Braathen, brasileiro que vai competir pelo país e a gente tem planejado desde agora a gente já tá começando planejamento de toda a parte de execução dos jogos, com logística, as equipes parceiras...Então temos chances e classificar no esqui alpino, no esqui freestyle, no snowboard, no cross country, então tem possibilidades grandes de ser a maior delegação da história do Brasil, pelo menos de Neve, então é as expectativas são altíssimas. "
Gustavo contou que além do planejamento ter estudado países com certa tradição em esportes de inverno e que não tem um clima tão frio quanto do do Brasil. Além disso, a entidade mapeou modalidades em que o Brasil conseguiria desenvolver aqui mesmo no país, sem precisar de neve, como o esqui cross country, com o Rollerski:
"Em todos os países do mundo é muito difícil você ter neve em todos os meses do ano, então a gente a gente se adaptou aqui, desenvolvendo através do Rollerski no Brasil, que é um esqui de rodinhas, o que também acontece nos países europeus. Eles andam de roller também mas são três meses por ano e de esqui nove meses por ano. Já a nossa lógica é inversa, então a gente utiliza o roller nove meses por ano e esqui por três meses. E o legal é que as competições que a gente faz aqui no Brasil de Roller contam para o ranking de classificação Olímpica então. Inclusive a gente consegue fazer todo o funil do esporte no Brasil e até classificar atletas competindo no Brasil."
Anote na sua agenda: os jogos olímpico de Inverno em Milão Cortina acontecerão entre os dias6 e 22 de fevereiro de 2026.
0 Comentários