Foto: Divulgação/WSL |
A última etapa do Circuito Brasileiro de Surfe 2024 acontece entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, na Praia de Miami, em Natal. A competição, dividida em três fases, é porta de entrada para a liga mundial de surfe, classificando, no total, 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series (CS), divisão que dá acesso ao WSL Championship Tour (CT).
O evento é gratuito e aberto ao público, com horários previstos das 8h às 16h, conforme as condições do mar. A etapa também faz parte da programação do Festival Tamo Junto BB, que reunirá disputas de modalidades patrocinadas pelo Banco do Brasil – skate, vôlei de praia, corrida e games.
Mais de dez praias do país já receberam o Circuito BB, que é organizado pela WSL e que acontece com o objetivo de dar oportunidades aos surfistas de diversas regiões do Brasil. Um dos exemplos é Tainá Hinckel, atleta que disputou os Jogos Olímpicos de Paris e que, em 2022, participou da primeira etapa da história do Circuito, em Garopaba.
A etapa em Natal será a 13ª já organizada pela Liga e contará com a presença de figuras importantes da modalidade. Nesta edição, o medalhista de ouro olímpico em Tóquio-2020, Italo Ferreira, nascido no Rio Grande do Norte, estará presente, buscando promover a modalidade e servir como inspiração para a nova geração do surfe brasileiro. Além do recém vice-campeão mundial, as atletas Silvana Lima e Juliana dos Santos, nomes de destaque no surfe feminino, também estão confirmadas.
"Um campeonato dessa magnitude, no Rio Grande do Norte, que revela diversos profissionais, faz com que o esporte ganhe um pouco mais de força, dando oportunidade a novos talentos e à galera que sonha em competir no circuito mundial. Faz algum tempo que eu não participo de uma competição no meu próprio estado, então é uma forma também de voltar às raízes, por ser um lugar que eu competi muito quando criança, ajudando demais na minha carreira. O público pode esperar de mim a mesma energia e vontade de ganhar de sempre. Tenho certeza de que será um evento espetacular", aponta Italo.
“O Circuito Banco do Brasil nos ajuda a descobrir novos talentos pelo país, além de apoiar e servir como uma vitrine do surfe para as novas gerações. O Rio Grande do Norte é um estado que revela atletas de enorme potencial para o esporte. Não à toa, é o lar do primeiro campeão olímpico da modalidade, que estará presente na competição. Além disso, será a primeira vez que realizaremos uma etapa da World Surf League em Natal, motivo de muito orgulho para todos nós da organização”, celebra Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
A competição faz parte do Qualifying Series (QS), que concede acesso à liga mundial de surfe. As etapas podem ter pontuações de 1000, 3000 ou 5000 para o vencedor. São cinco etapas no Circuito Banco do Brasil 2024, as quatro primeiras aconteceram, respectivamente, em: Torres (RS), Saquarema (RJ), Marechal Deodoro (AL) e São Sebastião (SP). Agora, o encerramento será em Natal, levando o surfe por uma extensa área do litoral brasileiro. Quanto maior a pontuação que cada atleta conquista por etapa, maiores as chances de se classificar para o Challenger Series (CS).
A parceria com o Banco do Brasil foi firmada em 2022. Desde então, já promoveu a estreia de 204 surfistas, sendo 165 homens e 39 mulheres. Com o slogan “Fã e Apoiador do Surfe Brasileiro”, o circuito tem como missão dar oportunidades aos novos talentos regionais, oferecendo igualdade de premiação, sustentabilidade, investimento no futuro da modalidade, inclusão e atividades gratuitas para o público local, incluindo aulas de surfe, beach tennis, yoga, fit dance e espaço kids.
O evento contará ainda com ações socioambientais voltadas para o público geral, como: limpeza de praia, com os alunos do projeto Escolinha de Surfe Filhos de Mãe Luiza, no qual o grupo se reunirá para fazer uma varredura na praia de Miami e tirar todos os resíduos da areia; aulão de Upcycling, com a exibição de todos os produtos feitos do reaproveitamento das lonas e das fitas Hellerman nas etapas de surfe da WSL; aula sobre o projeto Tartarugas ao Mar, da Associação Cabo de São Roque, com o objetivo de ensinar sobre a biodiversidade marinha, tendo como base a história da preservação e reprodução das tartarugas; aula sobre como a poluição e a pesca predatória mudam a quantidade disponível de peixes e sobre a preservação ambiental nos oceanos e praias; doação de kits de higiene pessoal, produzidos com lonas de reaproveitamento do QS de São Sebastião; apoio direto ao Movimento Surfistas Negras, por meio da isenção completa de taxa de inscrição do evento para profissionais que irão competir na etapa.
Além disso, no sábado (2), haverá o projeto Novas Ondas, com a participação de 20 alunos da Escola de Surfe do Morro do Careca e mais atletas convidados. O programa contará com uma roda de conversa entre os estudantes e os profissionais, com a distribuição de certificados e momento de fotos e autógrafos. Ao final, todos irão surfar juntos na água.
_FOTOS: Divulgação/WSL_
0 Comentários