Mateus Herdy na segunda nota 10 da história do Corona Saquarema Pro (Foto: WSL / Daniel Smorigo) |
O Saquarema Pro, etapa do Challenger Series da World Surf League (WSL), trouxe um bom início de semana para o surfe brasileiro durante o Round de 32, realizado nos dias 14 e 15 de outubro. Além da classificação de cinco brasileiros para as oitavas de final, Mateus Herdy conquistou uma nota 10 histórica e Miguel Pupo assegurou sua vaga na elite do WSL Championship Tour (CT) 2025.
Nota 10 para Mateus Herdy
O grande momento do dia foi protagonizado por Mateus Herdy, que conquistou a segunda nota 10 da história do Corona Saquarema Pro, com um backflip aéreo impecável. A manobra espetacular garantiu sua passagem para as oitavas de final e marcou a primeira nota 10 do Challenger Series em 2024. Mateus compartilhou como o momento aconteceu:
Eu tinha perdido a prioridade (de escolher a próxima onda) numa onda que eu remei bastante e não consegui entrar. Aí veio uma atrás, ninguém quis ela, então eu peguei. Achei que a onda ia ser boa para o beco-oop, mas no último segundo ela formou uma boa confortável, balançou, o vento tava bom, aí eu arrisquei total. Eu não sabia se ia voltar ou não, então quando voltei, fiquei surpreso até saber. É a primeira vez que eu acerto essa manobra em eventos da WSL e foi legal.
Antes de Mateus, o único surfista a ter uma nota 10 na história do Corona Saquarema Pro havia sido o australiano Joel Vaughan, também com um aéreo no ano passado.
Miguel Pupo garante sua vaga no CT 2025
Miguel Pupo confirma vaga na elite do surf mundial (Foto: WSL / Thiago Diz) |
Apesar de Miguel Pupo ser eliminado na segunda bateria do Corona Saquarema Pro com 12.70 pontos, ele confirmou sua classificação para o Championship Tour de 2025. O brasileiro garantiu vaga na elite ao se manter bem posicionado no ranking do Challenger Series.
Estou feliz de confirmar a vaga, mas acredito que o trabalho foi feito durante todo o ano e aqui foi só o ponto final. Eu estava tranquilo com os resultados que já tinha alcançado, tanto em Portugal (5.o lugar), quanto no US Open (5.o) e comecei o ano com um terceiro lugar na Austrália. Foi muito bom ter começado bem, porque quando você cai no corte (da elite), fica cansado mentalmente, então este terceiro lugar me deu uma confiança maior pra seguir batalhando durante o ano. Depois de Portugal, eu já sabia que tinha feito um ótimo trabalho e era uma questão de tempo.
Com a classificação de Pupo, o Brasil agora conta com 10 surfistas confirmados no CT 2025: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Yago Dora, João Chianca, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb.
Alejo Muniz lidera o caminho para o Brasil
Na primeira bateria, Alejo Muniz foi o grande destaque. Com uma sólida performance de 14.14 pontos, ele avançou para as oitavas de final, superando o australiano Jacob Willcox, que também passou com 13.37. Já Alex Ribeiro foi eliminado após somar 6.93, ficando atrás de Willcox e Dakoda Walters.
Deivid Silva também avança
Na bateria 4, Deivid Silva teve uma performance sólida, somando 13.17 pontos, o que garantiu sua vaga nas oitavas de final. O australiano Morgan Cibilic também avançou com 11.16. Gabriel Andre, outro brasileiro, foi eliminado.
Cauã Costa e Rickson Falcão seguem na competição
Cauã Costa conseguiu se classificar na bateria 5 com 10.20 pontos, e Rickson Falcão também avançou no Heat 7, com 10.20. Ambos continuam na disputa para as oitavas de final, mantendo vivas as chances brasileiras.
Chances de classificação para o CT 2025
Mateus Herdy chegou ao Brasil ocupando a 23ª posição no ranking, mas já subiu para o 16º lugar. Para garantir seu nome no CT 2025 sem depender de outros resultados, ele precisa vencer o Corona Saquarema Pro. Porém, se chegar às quartas de final, Mateus ultrapassa Michael Rodrigues e entra no G-10 dos classificados para o CT.
A mesma situação vale para Deivid Silva, que subiu do 16º para o 11º lugar com sua última vitória. Deivid também entra no G-10 e se garante no CT caso chegue à final em Saquarema, já tendo eliminado Michael Rodrigues do grupo dos 10 ao avançar para as quartas de final.
Além disso, Edgard Groggia, que já está na sexta posição no ranking, pode confirmar sua vaga no CT caso também chegue às quartas de final, ou até antes, dependendo dos resultados de seus concorrentes. Tanto Mateus Herdy quanto Deivid Silva têm grandes chances de carimbar seu passaporte para a elite do surf mundial nas próximas fases.
Eliminações
Samuel Pupo e Edgard Groggia foram eliminados na bateria 6, enquanto Daniel Templar caiu na bateria 8.
Próximos desafios
Com cinco brasileiros nas oitavas de final — Alejo Muniz, Mateus Herdy, Deivid Silva, Cauã Costa e Rickson Falcao — o Brasil mantém uma presença forte na competição. As atenções estão especialmente voltadas para Mateus Herdy e Deivid Silva, que continuam na briga pela classificação ao Championship Tour, enquanto Miguel Pupo comemora sua vaga já garantida.
Contudo, as próximas a caírem na água são as mulheres, também pelas oitavas. Luana Silva e Sophia Medina merecem atenção especial porque também seguem na disputa pela última vaga restante para a elite de 2025.
Você acompanha a competição ao vivo pelo canal da WSL (clique aqui).
Oitavas de final masculina:
Bateria 1: Alejo Muniz (BRA) x Jackson Baker (AUS)
Bateria 3: Mateus Herdy (BRA) x Morgan Cibilic (AUS)
Bateria 4: Deivid Silva (BRA) x Keijiro Nishi (JPN)
Bateria 6: Winter Vincent (AUS) x Cauã Costa (BRA)
Bateria 8: Marco Mignot (FRA) x Rickson Falcão (BRA)
0 Comentários