Foto: Reprodução/Instagram |
O esquiador suíço Niels Hintermann perderá a temporada 2024/25 do Esqui Alpino após ter sido diagnosticado com câncer no sistema linfático.
O câncer foi detectado em estágio inicial, o que dá otimismo ao jovem de 29 anos. Ele está determinado a voltar a treinar no próximo verão.
“Infelizmente, vemos repetidamente como a vida é imprevisível e não planejada”, foram as primeiras palavras do comunicado de imprensa da Associação Suíça de Esqui, que confirmou que Niels Hintermann dor de garganta devido ao câncer das glândulas linfáticas.
“Você pensa principalmente na sobrevivência e na vida”
Hintermann, de 29 anos, foi diagnosticado com um tumor no lado esquerdo do pescoço, logo abaixo da clavícula. “Apesar dos momentos difíceis, estou infinitamente grato por este tipo de cancro ser muito curável e por poder contar com o grande apoio da minha esposa, família, patrocinadores, associação e, claro, dos meus médicos”, disse Hintermann na conferência de imprensa e revelou alguns dos antecedentes das semanas desafiadoras.
Ele não apresentava sintomas antes do diagnóstico, mas notou um caroço no pescoço durante treino na América do Sul. Os exames realizados após o retorno à Suíça revelaram câncer nos gânglios linfáticos. “Naquele momento, o pensamento do esporte ficou completamente em segundo plano. Você pensa principalmente em sobrevivência e vida, que na maioria das vezes estão associadas à palavra câncer”, disse o atleta.
O médico Walter O. Frey confirmou que o câncer foi detectado em estágio inicial, sem metástases, o que é uma notícia promissora que dá otimismo a Hintermann: “A sensação ainda é terrível, mas há muito coisas positivas, especialmente porque foi detectado precocemente e é curável.”
Ele está fazendo quimioterapia e radioterapia em um ambulatório em Zurique (SUI), e o tratamento deverá durar aproximadamente seis meses.
Hintermann pretende voltar ao treinos em agosto de 2025.
Especialista em provas de velocidade, o suíço subiu ao pódio por sete vezes na Copa do Mundo, vencendo em três oportunidades, a última tendo sido em fevereiro deste ano no downhill, em Kvitfjell (NOR).
0 Comentários